Imprimir

Imprimir Notícia

23/05/18 às 15:24

Festrilha terá início neste final de semana em Pontal do Araguaia

Mais de mil pessoas já estão mobilizadas de forma direta e indireta para a 4ª edição do Festival de Quadrilha do Araguaia (FESTRILHA), evento cultural capitaneado desde suas primeiras edições pelo deputado estadual Baiano Filho, realizado pela Federação Mato-grossense de Quadrilhas, com o apoio do governador Pedro Taques por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
 
Abrindo a programação artística do evento, o município estreante Pontal do Araguaia, promoverá a primeira etapa da programação nos dias 26 e 27 de maio com apresentações de cinco dos 25 grupos participantes no Festival.

Participam desta etapa os grupos: Abalantes do Sertão (Barra do Garças); Brilho Junino (Barra do Garças); Flor do Araguaia (Araguaiana); Flor do Mamulengo (General Carneiro) e Rosas do Araguaia (Pontal do Araguaia).

Convicto da importância cultural do Festrilha como instrumento de transformação sociocultural e por fomentar a geração de emprego e renda por onde passa, o parlamentar contribui pelo segundo ano consecutivo com R$ 500 mil reais destinados exclusivamente para o custeio do evento (200 de emenda parlamentar e 300 em articulação junto à SEC).

“Vimos os festivais de Quadrilha nascer e crescer no Araguaia, acompanhamos os momentos de dificuldades vividas por cada grupo junino. Fomos chamados a auxiliar lá em 2004, quando parecia que seria o fim das quadrilhas juninas, e hoje temos orgulho em dizer que fazemos parte dessa construção. Fomentar o Festival de Quadrilhas do Araguaia é garantir que a nossa cultural e identidade regional perdure ano após ano no coração de cada quadrilheiro, de cada família ligada à tradição junina e de cada mato-grossense amante da cultura popular”, exclamou Baiano, principal patrocinador dos Festivais de Quadrilha do Araguaia.

Confira a programação completa do FESTRILHA por polos:
26 e 27 de maio – Pontal do Araguaia (POLO 4).
01 a 03 de junho – Rondonópolis (POLO 5).
09 e 19 de junho – Novo Santo Antônio (POLO 2).
16 e 17 de junho – Canarana (POLO 3).
23 e 24 de junho – Confresa (POLO 1).
28 de junho a 01 de julho – Grande final em Porto Alegre do Norte.
Imprimir