Imprimir

Imprimir Notícia

22/05/18 às 23:23

5 Dicas para fazer um bom negócio em um leilão de gado bovino

Como fazer bons negócios em um leilão de gado bovino? A compra de gado de corte ou de leite em leilão costuma render ótimos resultados, pois é ali que vendedores e compradores buscam as melhores negociações. Mas como acertar na compra? Reunimos abaixo algumas dicas que podem ajudar o criador. Confira!

1) Qual tipo de gado você busca?
Quais as necessidades do produtor? Essa é a primeira pergunta para definir se a aquisição será de gado de corte ou gado de leite (ou ambos), e para focar nos animais que mais se encaixam nas possibilidades de cada produtor - tanto financeiras quanto de espaço.

2) Condições do animal
É preciso verificar as condições de saúde do animal, evitando assim a compra de gado com problemas. Preste atenção no caminhar do animal, e caso esteja mancando ou bambeando pode haver algo de errado. No gado de leite, observe também o úbere: ele deve estar para frente e estar o mais firme possível durante o caminhar, sem balançar excessivamente para os lados. A pelagem deve ser brilhante, sem falhas ou embaraços.

3) Escolha raças que são tendências no mercado
O gado da raça Nelore é o mais conhecido no país, e é uma grande referência em gado de corte por sua resistência e ganho de peso. Outro que vale o investimento é o Brahman, que tem alta produtividade e precocidade, e conta com fêmeas excelentes para a pecuária de leite.

4) O que considerar ao comprar gado de corte?
Machos inteiros ou castrados? Bezerros ou novilhas? A escolha depende de diversos fatores, como análise do pasto - há espaço para engorda ou os animais serão revendidos? Para quem possui uma área grande e busca retorno a médio prazo, a dica é optar pela criação de bezerros, por exemplo.

5) Qual o porte ideal do gado de corte?

O porte físico ideal para compra de gado de corte também depende do objetivo do criador. Por exemplo: um gado longe do abate para revenda pode ser rentável em semiconfinamento, bastando que seja bem nutrido para alcançar o peso. Já o caso de investir em aluguel para mantê-lo talvez não seja uma boa opção. Observe o lombo, comprimento e mamas na compra do gado para matriz.
Imprimir