Imprimir

Imprimir Notícia

21/05/18 às 12:20

Sorriso - Lei proíbe consumo de Narguilé em locais públicos; 'Entrada para outras drogas', diz vereadora

A Câmara Municipal de Sorriso aprovou o projeto de lei 045/2018 que proíbe o uso do cachimbo conhecido como Narguilé em locais públicos da cidade. Todos os parlamentares votaram a favor. A Professora Silvana (PTB) comentou que o uso seria “uma porta de entrada para outras drogas”.
 
O projeto de lei foi aprovado na manhã desta segunda-feira (21), durante sessão na Câmara de Vereadores. Todas as comissões deram parecer favorável a tramitação do PL 045/2018. Conforme a especificação do projeto, o Narguilé induz os jovens ao caminho das drogas.
 
Com isto, está proibido o consumo em locais de acesso ao público. Vale lembrar que, no município, a venda para menores de idade já era proibida. O projeto foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores.
 
Na tribuna, a vereadora Professora Silvana comentou que “estamos votando pensando na saúde do cidadão da nossa cidade, nos jovens e famílias que utilizam os espaços públicos. É uma porta de entrada para as drogas. Muitas vezes começam com o narguilé e tentam ir para outras drogas”.
 
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para os problemas que traz para a saúde, como câncer de boca. Quer fumar, fume na sua casa. Se você é maior, tem todo o direito de assumir os riscos”, finalizou a vereadora. O projeto de lei foi coletivo.

Em abril deste ano, a prefeita de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá), Thelma de Oliveira (PSDB), sancionou lei que proíbe uso de narguilés em locais públicos do município, como praças, parques ou calçadas, no início deste mês. A Praça Dom Wunibaldo, no centro de Chapada, era conhecida como local frequente do uso recreativo de narguilés.
Imprimir