Imprimir

Imprimir Notícia

11/05/18 às 13:00

Terra da Gente - Busca pelo recorde de tucunaré-fogo desafia equipe no Xingu

O Parque Indígena do Xingu recebe apenas pescadores conscientes do pesque e solte. O lugar, no norte do Mato Grosso, é a casa dos índios da etnia Ikpeng. Em um lugar tão preservado o tamanho dos peixes chama a atenção e por isso a área é um ótimo ponto para quebrar recordes envolvendo as espécies de tucunarés. Isso porque a missão pode ser mais simples do que se imagina.
 
Poucas pessoas registram oficialmente as conquistas e, para muitas espécies, os recordes atuais podem ser quebrados facilmente. Um exemplo é o tucunaré-fogo. O maior exemplar já registrado no livro dos recordes da pescaria tem 4,5 quilos. Mas na Amazônia a espécie pode passar disso com facilidade.
 
Pensando nisso, a equipe do programa parte com a missão de tentar encontrar o maior tucunaré-fogo já registrado. A pescaria conta com a participação de Ian Arthur, pescador que tem um recorde mundial homologado. A cada curva, uma esperança de achar o peixe premiado. Será que a conquista vem? Enquanto os pescadores esperam, Ian explica todos os passos para homologar um recorde. Não basta ter sorte, uma série de exigências precisam ser atendidas para o feito do pescador ser reconhecido.
Imprimir