Imprimir

Imprimir Notícia

13/09/15 às 19:38 | Atualizada: 13/09/15 às 21:13

Leitura Itinerante: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça pega a estrada e chega a Água Boa

Para aproximar o público do universo da leitura a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (BPEEM) pega a estrada e, nesta terça-feira (15.09), chega até o município de Água Boa, primeira parada do projeto de itinerância da instituição.
                                             
As atividades de incentivo à leitura acontecem na cidade até o dia 17.09 e envolvem a troca de livros, brincadeiras, hora do conto, oficina com a atriz e contadora de histórias Alicce Oliveira, oficinas para professores sobre a arte de contar histórias, apresentação do espetáculo Mitos e Lendas do Rio Cuiabá, além de uma rodada de leitura com pessoas da terceira idade. 
 
As atividades itinerantes de promoção à leitura da BPEEM foram programadas para acontecer inicialmente até o final deste ano e têm como objetivo disponibilizar um acervo de títulos capaz de oferecer serviços que contribuam para o processo de formação de leitores, sejam eles crianças, jovens ou adultos.
                                                  
Desde agosto o atendimento ao público na sede física da Biblioteca, no Palácio da Instrução, foi suspenso ao público por conta da reforma pela qual o prédio está passando. A reabertura acontece em novembro com a retomada do empréstimo de livros, que foi suspenso há cerca de dez anos.
                                               
Enquanto isso, a Biblioteca Itinerante vai percorrer bairros distantes na Capital e também alguns municípios do interior do estado. A meta é levar estas atividades de incentivo à leitura até as comunidades que não têm acesso aos livros ou onde não existam bibliotecas públicas.
                                                        
Em outubro o projeto participa do Dia de ler Todo Dia, uma mobilização nacional pela leitura, que contará com a participação de várias bibliotecas públicas de Mato Grosso. Em Cuiabá as atividades acontecem durante todo o dia 1º, no bairro Dr. Fábio, e incluem teatro, troca de livros e contação de histórias.
                                                                     
No dia 15 do mesmo mês a Biblioteca Itinerante estará no bairro Grande Terceiro e, no dia 20, de outubro no município vizinho de Várzea Grande. Em novembro estão previstas atividades na comunidade de Aguaçu e nos bairros Pedra 90 e Nova Esperança, em Cuiabá. Em dezembro já está confirmada a ida da Biblioteca Itinerante ao município de Santo Antônio do Leverger e ao bairro Jardim Vitória, também na Capital.
Imprimir