Imprimir

Imprimir Notícia

28/04/18 às 08:38

Assembleia Itinerante movimenta Pontal do Araguaia e região

A 14a edição da Assembleia Itinerante, realizada em Pontal do Araguaia, nesta quinta e sexta-feiras (26 e 27), reuniu centenas de moradores no mutirão da cidadania e nas palestras e cursos nas escolas.

Também participaram moradores das cidades circunvizinhas Barra do Garças, General Carneiro, Torixoreu, Ribeiraozinho, Araguainha, Araguaiana, Ponte Branca e Novo São Joaquim.

“É importante recebermos essa grande ação em nosso município, que é pequeno e precisa da atenção do poder público. Agradecemos a Assembleia Legislativa que traz ações para ajudar os moradores da região Araguaia “, disse o prefeito de Pontal do Araguaia, Gerson Rosa de Moraes (PSDB), ao destacar o empenho do deputado Adalto de Freitas pela escolha do município.

Com economia voltada a pecuária, Pontal do Araguaia tem sete mil habitantes e dentre as prioridades está a construção de casas populares.

“Estar aqui hoje, além de ser um privilégio para nós do poder legislativo mato-grossense, é também uma obrigação do legislador, pois entender a história, visitar o presente e escrever o futuro do Estado é nosso dever. Um povo que não sabe aonde quer chegar não sabe por onde caminhar”, afirmou o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM).

Botelho defende que o projeto é uma forma de levar a Assembleia Legislativa ao encontro das pessoas. “Mais que isso, é ouvir as pessoas, suas angústias, seus sonhos e seus desejos para, depois, em conjunto, debatermos e transformar o desejo de todos em projetos, em leis e soluções que favoreçam o crescimento de todos”, avaliou.

Além do mutirão da cidadania, o evento foi marcado pelo debate ampliado sobre as demandas da região. “O Araguaia recebe essa estrutura maravilhosa e percebemos a participação de toda a sociedade no projeto Assembleia Itinerante, que traz à nossa região importantes serviços”, disse o deputado Adalto de Freitas.

CIDADANIA – Nos dois dias do evento, estudantes da rede pública participaram do projeto Educação Legislativa em Movimento, que leva cursos e palestras às salas de aulas. “Tivemos momentos de reflexão com nossos alunos que, com certeza, ficaram muito satisfeitos”, disse o diretor da Escola Estadual São Miguel, que tem 420 alunos e sediou o projeto, Adauberam Manuel de Freitas.

“Aprendi reciclagem e um pouco da história do legislativo. Gostei muito!”, disse o estudante Davi Resende.

Na oportunidade, o secretário de Finanças, Ricardo Adriane Oliveira falou aos alunos a importância da participação na política. “É importante conhecerem e exercerem cidadania porque aqui estão os futuros políticos, juízes, advogados e empreendedores”, explicou o secretário, ao destacar que a próxima edição poderá ser na Baixada Cuiabana.

Paralelamente, foram ministrados cursos de capacitação para Agentes de Saúde e Educação Infantil, no campus da UFMT Portal do Araguaia.

ATENDIMENTO – com atendimento médico e exames, a Escola Municipal São Jorge Ficou bastante movimentada pelos moradores que buscaram serviços de emissão de documentos, orientação jurídica, beleza, lazer e feira cultural.

Dona Maria Elizabeth Gomes, do bairro João Rocha, recebeu atendimento clínico. “Consegui ser atendida sem problemas. Sinto dor na coluna, no peito e sou diabética. Portanto, fiquei satisfeita com a a oportunidade que tive aqui”.

Também participaram os deputados Guilherme Maluf e Baiano Filho, representantes da região.
Imprimir