Imprimir

Imprimir Notícia

03/03/18 às 08:41 | Atualizada: 03/03/18 às 08:47

Operações com cartões movimentam 12,7 bilhões e tendência é de crescimento

A mais recente estatística divulgada pelo Banco Central apontou crescimento de 3% no uso de cartões de crédito, no valor de R$ 674 bilhões. O valor pago na modalidade débito cresceu 10%, subindo para R$ 430 bilhões. O total foi de 12,7 bilhões de pagamentos realizados por meio do ‘dinheiro de plástico’. Os números são referentes às movimentações realizadas no ano 2016 e foram divulgados em 2017.

“O cartão de crédito é a forma mais inteligente de usar o dinheiro se não há desconto para pagamento à vista. O que é desaconselhável é usar o cartão para pagar despesas pessoais quando não há dinheiro disponível”, afirma o especialista em finanças Emílio Júnior de Souza, diretor administrativo e financeiro do Sicoob Central MT/MS.

O aumento dos consumidores por cartões de crédito é uma realidade também no mercado mato-grossense. A cooperativa financeira Sicoob Central MT/MS, que atende os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com 36 agências, teve um aumento da demanda por cartões de crédito e de benefícios. “Cada vez mais as pessoas estão migrando seus pagamentos em papel para pagamentos eletrônicos por conta da segurança e praticidade”, avalia a presidente da cooperativa, Aifa Naomi.   
 
A orientação do especialista em finanças é usar o cartão quando o preço à vista não oferece desconto. “Vale aplicar o dinheiro para receber o rendimento e pagar no cartão de crédito”, diz Souza. Outra dica é estar atendo à data de fechamento da fatura do cartão: pagamentos feitos até dez dias antes do fechamento da fatura entram só na fatura do mês seguinte.         

A questão da segurança pessoal também é um dos benefícios do uso cartão de crédito. “Andar com quantias de dinheiro em espécie é sempre um risco que pode ser minimizado”, avalia o especialista. Segundo ele, outros benefícios também contribuem para tornar o cartão atrativo. Com o cartão é possível participar de uma rede de benefícios como recebimento de milhas, pontuação para troca de produtos eletrodomésticos, descontos na compra de ingressos para shows, cinema e locação de carro.

Mais que crédito - Atualmente, os cartões expandiram sua utilidade para além do pagamento no débito ou crédito. O Sicoob, por exemplo, oferece três linhas de cartões para gestão de gastos (combustíveis e controle), incentivos (premiação e presente) e benefícios (premiação e presente).

A transação financeira por meio de cartões tanto para o pagamento direto quanto para a gestão de benefícios dos mais variados tipos é a tendência da administração moderna que exige agilidade, praticidade, controle e transparência.   
 
Imprimir