Imprimir

Imprimir Notícia

21/02/18 às 19:19 | Atualizada: 21/02/18 às 19:28

10º Fórum Político - Audiência pública requerida por Baiano discutirá avanços para o Norte Araguaia

Os clamores do Norte Araguaia a favor do desenvolvimento regional serão discutidos em uma nova edição do Fórum Político a ser promovida no dia 04 de maio, às 9 horas, durante realização da 10ª Feira Dinâmica de Empreendimento e Empreendedores de Porto Alegre do Norte.

De autoria do deputado estadual Baiano Filho (PSDB), o requerimento para realização desta audiência pública foi aprovado em sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (20.02).

Para participar do Fórum serão convidados representantes municipais, estaduais e federais, dentre eles, governadores e presidentes das Assembleias Legislativa dos Estados de Goiás, Tocantins e Pará, ministros, secretários de Estado, representantes de autarquias, entidades privadas e membros sociedade civil organizada.

Dentre os temas a serem discutidos estão tratativas para conclusão da BR-158, após árduo trabalho de mobilização do deputado Baiano junto aos órgãos competentes. Trabalho que já resultou na aprovação do estudo indígena referente aos lotes “A” e “B”.

O lote “A” compreende 85 km a partir do final do asfalto (Canabrava do Norte), passando por Pontinópolis até Alto Boa Vista. O trecho já está licitado e agora aguarda pela expedição da licença ambiental.

Em paralelo, o DNIT já se prepara para lançar a licitação do lote “B” com 100 km partindo de Alto Boa Vista passando por Serra Nova Dourada, Bom Jesus do Araguaia até o Alô Brasil, cujo o projeto está passando por uma correção pela empresa responsável, a Ecoplan.

Também estará em discussão os avanços logísticos com possíveis investimentos Chineses, articulado pelo governador Pedro Taques com a participação do Baiano Filho, para construção de uma ferrovia em paralelo a BR-158, que deverá transportar a produção local a partir de Querência em direção aos portos do chamado ‘Arco Norte’. Para dar prosseguimento ao projeto, o parlamentar lidera uma vistoria a ser promovida pelos Chineses na região ainda no primeiro semestre de 2018.

Não menos importante, a saúde pública do Norte Araguaia concentrará a atenção dos participantes num debate com o objetivo de apontar os avanços necessários para assegurar os investimentos há muito aguardados pela população local, como é o caso do Hospital Regional de Porto Alegre do Norte, uma luta do Baiano Filho, cujas obras tem sido insistentemente cobradas pelo parlamentar.,

“Mais que apresentar propostas, buscaremos neste novo Fórum as soluções para os problemas que afligem a população da região Norte Araguaia. Com a participação das principais lideranças das esferas municipais, estadual e federal, e representantes da nossa população debateremos os principais entraves para a consolidação do desenvolvimento regional”, adiantou Baiano Filho.
 
Imprimir