Imprimir

Imprimir Notícia

07/02/18 às 16:18

Número de universitários na América Latina quase dobra em uma década

O desejo por estudar e conseguir um bom emprego motiva cada vez mais os jovens a ingressarem na universidade. Essa vontade é comprovada em números que informam um aumento na quantidade de universitários na América Latina.

De acordo com um novo relatório do Banco Mundial, o número de estudantes no ensino superior quase dobrou na última década no continente latino-americano. Mas a que se deve esse fato? Apenas o gosto pelo estudo? A vontade de ser um universitário? Veja a seguir.

O que os dados informam?

Ainda utilizando o mesmo levantamento como base, o percentual de pessoas entre 18 e 24 anos matriculadas em instituições do ensino superior subiu de 21% em 2000 para 40% em 2010.

Atualmente, são mais de 20 milhões de alunos matriculados nas mais de 10 mil universidades na região que compreende a América Latina e o Caribe.

Fatores que justificam esse aumento

Evidentemente, existem motivos para explicar esse aumento bem considerável – desde o crescimento na quantidade de universidades na região, a grande oferta de cursos na graduação a distância, até a facilidade de conseguir uma vaga. A seguir, listamos alguns fatores que justificam esse aumento. Confira:
A quantidade de desistência entre os alunos que iniciam a sua jornada nas instituições de ensino superior na atualidade ainda é grande. Por diversos motivos, como o despreparo para o ritmo da universidade, muitas pessoas abandonam o curso. Ainda assim, tanto os alunos quanto as instituições vêm buscando evoluir para melhorar a sua qualidade e fazer com que o ensino superior forme profissionais mais qualificados.
Imprimir