Imprimir

Imprimir Notícia

19/01/18 às 20:04

6 dicas para se dar bem em concursos públicos

Os concurseiros sabem que passar em um concurso público não é nada fácil, uma vez que a lista de concorrentes é bem grande. Sem falar que há bastante conteúdo para estudar e memorizar em pouco tempo. No entanto, nada é impossível com dedicação, esforço e, claro, algumas dicas.

Confira 6 dicas para se dar bem em concursos públicos.

1.Resolver questões de concursos anteriores

Essa é uma das dicas mais valiosas quando o assunto é concurso público. Uma maneira bastante prática, simples e importante para estudar é resolver provas de concursos anteriores. Dessa maneira, o candidato ficará familiarizado com os conteúdos, a forma como a banca examinadora monta a prova e demais informações.

Essa técnica deve ser um dos principais treinos ao estudar para uma prova, pois, além de ficar por dentro do conteúdo e da forma, o candidato estará mais preparado quanto ao tempo de duração da prova, uma vez que já treinou com uma da mesma estrutura. Além disso, terá uma noção do nível de dificuldade das questões e, a partir disso, poderá mensurar resultados e avaliar o seu conhecimento sobre os assuntos abordados.

2.Estude a partir de um material de qualidade

Investir em um material de qualidade para o estudo é ter mais chance de se dar bem na prova. Portanto, busque sempre as melhores apostilas, livros, e-books e você verá a diferença.

3.Resumos são tudo!

Ao estudar e, principalmente, ler o conteúdo, busque fazer resumos. Eles são ótimos na hora de memorizar as informações. Sem falar que a quantidade de matérias exigidas é muito grande; portanto, é imprescindível fazer essa síntese para passar em um concurso público. A prática de resolver as questões e a leitura dos resumos é uma excelente dupla na hora de estudar.

4.Tenha metas

Planeje os seus estudos e trace metas, mesmo que elas sejam pequenas. Assim, fica muito fácil e prazeroso estudar. Você pode fazer planos ou cronogramas diários, semanais e/ou mensais. Dividida os conteúdos, separe dias para fazer resumos e outros para praticar as questões. A organização ajuda muito nessa hora.

5.Mantenha-se atualizado

Geralmente, os concursos públicos trazem questões sobre atualidade. Portanto, fique por dentro de notícias econômicas, políticas e sociais. Assista aos jornais, leia revistas e jornais e visite sites de notícias. Escutar o rádio também é uma excelente opção, pois você pode fazer isso enquanto realiza outras tarefas.

6.Confie em si

Não precisa menosprezar os outros concorrentes, mas também não ache que você é incapaz. Mergulhe de cabeça nos estudos e na prova. Se, antes de qualquer coisa, você confiar em si, fica muito fácil e tranquilo seguir a rotina de estudos e realizar a prova.
Imprimir