Imprimir

Imprimir Notícia

17/01/18 às 11:49

Dicas para escolher a tinta de parede ideal

Escolher quais tintas para parede combinam mais com a reforma de um ambiente vai além da seleção de cores e tonalidades. É preciso definir qual tipo de tinta funciona melhor em paredes internas e externas em relação ao rendimento, secagem e resistência. Confira as principais características de cada produto e aproveite as dicas para decidir qual é a melhor opção.
 
Tinta látex PVA: uma das tintas para paredes mais utilizadas em ambientes internos, a tinta látex é altamente resistente e bastante econômica, com alto rendimento. É indicada para paredes internas de locais que não tenham umidade, como quartos e salas, podendo ser aplicada também no teto.
 
Proporciona uma secagem mais ágil, e a maioria das marcas oferece produtos com cheiro suave ou praticamente sem cheiro. Seu acabamento é delicado, sem brilho, e a limpeza deve ser feita apenas com um pano levemente úmido.
 
Tinta acrílica: apesar de bastante indicada para utilização em áreas externas, a tinta acrílica também funciona muito bem em paredes internas. Esta é uma tinta impermeável e lavável - seu principal componente é a resina acrílica, o que proporciona a impermeabilidade e dá resistência ao produto.
 
A tinta acrílica pode ser utilizada em ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas, e também em locais externos como muros e fachadas.
 
Tinta esmalte: desenvolvida especialmente para aplicação em superfícies como ferro e madeira, é indicada para portas, portões, grades, rodapés, janelas e outras áreas semelhantes. Sua secagem é um pouco mais lenta, e pode ter base em óleo ou água. Por conta de sua formulação direcionada à aplicação sobretudo em áreas externas, é bastante resistente à chuvas, raios solares e outras condições climáticas.
 
Tinta epóxi: a aplicação da tinta epóxi deve ser feita apenas por um profissional. Indicada para a pintura de azulejos - evitando a necessidade de quebra quebra na reforma para a substituição total das peças. Apresenta alta durabilidade.
Imprimir