Imprimir

Imprimir Notícia

14/01/18 às 15:03

Forte terremoto no sul do Peru deixa 1 morto e dezenas de feridos

Um forte terremoto atingiu a costa sul do Peru na manhã deste domingo, deixando um morto e dezenas de feridos, enquanto causou o colapso de casas e estradas.

Autoridades voltaram atrás em declarações de que uma segunda pessoa teria morrido e outras 17 estariam desaparecidas em uma mina, em um sinal de que o número de vítimas do tremor pode não ser tão drástico quanto se temia.

O terremoto de magnitude 7.1 ocorreu às 4:18 (horário local) a profundidade de cerca de 36 quilômetros, informou o Serviço Geológico dos EUA (USGS). O epicentro estava no Oceano Pacífico a 40 quilômetros da cidade de Acari.

A governadora de Arequipa, Yamila Osorio, afirmou no Twitter que um homem de 55 anos morreu na cidade de Yauca após ser atingido por uma pedra.

Jorge Chavez, chefe do Instituto de Defesa Civil do Peru (Indeci), disse à rádio local RPPA que 65 pessoas ficaram feridas, mas retirou comunicado anterior de uma segunda morte teria sido registrada na cidade de Bella Union.

“A vítima supostamente encontrada em Bella Union não foi confirmada”, contou Chavez. “Oficialmente, temos apenas uma morte.”

Ele acrescentou que os danos a estradas impediam a chegada de ajuda às áreas mais afetadas, que são principalmente rurais e remotas. Equipes de socorro e suprimentos seriam transportados por cidades mais próximas, acrescentou.

No Twitter, o presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, afirmou que viajaria a Acari e Chala “para verificar a magnitude dos danos e enviar ajuda humanitária correspondente”.

O ministro da Saúde, Abel Salinas Rivas, disse à RPP que trabalhadores de resgate falaram com representantes da mina informal Estrella e confirmaram que ninguém estava desaparecido.

Rivas informou anteriormente que 17 pessoas tinham desaparecido, depois que a mina ao leste de Chala sofreu danos em decorrência do terremoto.

Diversas municipalidades estavam sem eletricidade, e muitas estradas e casas foram destruídas, disse Yamila. Muitos residentes de Lomas foram evacuados após sentirem um tremor secundário, disse ela.

Terremotos são comuns no Peru, mas muitas casas são construídas com materiais precários, que não podem resistir aos tremores.

Em 2007 um terremoto matou centenas na região de Ica.

Autoridades marítimas peruanas afirmaram que o terremoto não produziu um tsunami na costa peruana.

O Peru é o segundo maior produtor de cobre do mundo, mas muitas das minas no sul se encontram distantes da região costeira atingida pelo terremoto.

Um representante da Southern Copper afirmou que não havia relatos de danos nas minas Cuajone e Toquepala, nas áreas de Moguegua e Tacna.

Jesus Revilla, líder sindical da mina de cobre Cerro Verde em Arequipa, disse que as operações não haviam sido afetadas.

O terremoto também foi sentido ao norte do Chile, vizinho do Peru. Autoridades da Emergência Nacional do Chile disseram não haver relatos de feridos, danos à infraestrutura ou interrupção nos serviços básicos. A marinha chilena afirmou que o terremoto não chegou às condições que produziriam um tsunami em sua costa.

 
Por Marco Aquino e Luc Cohen; Reportagem adicional de Antonio de la Jara em Santiago.
Imprimir