Imprimir

Imprimir Notícia

20/10/17 às 21:33

Churrasco suspenso a 20 metros de altura reúne 102 convidados e bate recorde

Uma mesa com 102 convidados, erguida estrategicamente a 20 metros de altura, com carne assada preparada e servida na hora, acompanhada de muita adrenalina. A ação inusitada resultou no recorde de Maior churrasco suspenso, reconhecido pelo RankBrasil em 2017.
 
O desafio aconteceu em 30 de julho, na chamada Ponte do Esqueleto, na cidade de Limeira (SP), reunindo praticantes de rapel de diversos municípios de São Paulo. Para servir a refeição foi preciso uma mesa com plataforma de churrasco medindo 28 metros de comprimento por 2,8 m de largura com os bancos, que pesou aproximadamente 1,1 mil kg.
 
Segundo o idealizador, Alan Ferreira Mahseregian, que reside em São Paulo (SP) e tem mais de 20 anos de experiência em esportes radicais, a ideia surgiu para comemorar em grande estilo outros dois recordes brasileiros: Maior pêndulo humano e Maior arco olímpico com pessoas suspensas.


Alan comenta que a maior dificuldade foi trabalhar com a suspensão e alinhamento da mesa, considerando tamanho, peso e altura a ser erguida. O projeto foi desenhado e digitalizado pelos projetistas Pedro Luiz Pinotti e Fabio Luiz Machado.


Para garantir a segurança dos participantes havia uma equipe de resgate embaixo da ponte, pronta para quaisquer emergências. “Outra equipe ficou em cima da ponte, organizando os participantes e checando os equipamentos, os quais têm uma resistência mínima de dois mil kg”, conta.
 
O idealizador lembra que a mesa havia 42 pontos de ancoragem, junto com a plataforma da churrasqueira. “Ainda assim a ancoragem do rapel era independente e mesmo se acontecesse algo com a mesa os convidados estariam seguros em suas próprias cordas”. Além disto, conforme ele, foram colocados isolamentos embaixo da estrutura, impedindo qualquer individuo de atravessar esse ponto.
 
Alan considera este recorde mais um sonho conquistado. “É um prazer imenso ser reconhecido novamente pelo RankBrasil”, destaca. Questionado sobre novos desafios, ele pretende reviver o pêndulo humano e quem sabe quebrar o próprio recorde, e adianta que já tem outro grande projeto em mente, mas prefere manter em segredo por enquanto.  
 
Pêndulo humano e arco olímpico
O Maior pêndulo humano foi feito por 149 pessoas praticantes de rope jumping. O desafio aconteceu em 10 de abril de 2016, na ponte estaiada de Hortolândia (SP), que tem em média 28 metros de altura. Já o recorde do Maior arco olímpico com pessoas suspensas aconteceu em 31 de julho do mesmo ano, para homenagear as Olimpíadas do Rio de Janeiro. Cada anel foi formado por 24 integrantes da equipe, totalizando 120 pessoas.
Imprimir