Imprimir

Imprimir Notícia

20/10/17 às 08:39 | Atualizada: 20/10/17 às 08:45

8ª Maratona de Negócios Criativos - Produtores de audiovisual e empresas nacionais fecham negócios

Entre um bom roteiro e o início das filmagens, há um longo caminho em busca de investimento. Aproximar os contatos colocando produtores diante de representantes de empresas atuantes no mercado nacional foi o objetivo do encontro de negócios que aconteceu na última terça-feira (17), no Centro Sebrae de Sustentabilidade. A iniciativa integra as ações da 8ª Maratona de Negócios Criativos, Semana do Audiovisual, que ocorre de 16 a 20 de outubro, com atividades gratuitas de capacitação e fomentando negócios.

O balanço do evento traz números significativos. Foram realizadas 50 reuniões durante o encontro, outros 5 projetos participaram do pitching. 24 projetos possuem potencial interesse de compra e já foram fechados efetivamente 3 negócios, fato que resulta na garantia de investimentos em novas produções locais.  A expectativa é que sejam investidos R$ 9,6 milhões de reais nos próximos 12 meses no audiovidual.

Os projetos foram apresentados durante as rodadas de negócio ou participaram do pitching (método para exposição de propostas de negócio, muito utilizado por startups), no qual cada produtor teve alguns minutos para expor seu projeto para análise de empresas que poderiam apoiá-lo. Entre os players presentes na rodada estiveram representantes do Canal Brasil, Globo News, CineBrasilTV, TVCA-Globo, Fox Latin América e da distribuidora de filmes Elo Company.

O coordenador de conteúdo e de desenvolvimento do canal Fox, Felipe Ferrari, esteve pela primeira vez em Mato Grosso e ressaltou a importância dessa aproximação realizada fora do eixo tradicional do mercado do audiovisual brasileiro. “Encontros assim contribuem para o amadurecimento do segmento. Hoje, a principal deficiência da composição dos projetos apresentados em todo o país é não identificar corretamente o real tamanho do projeto, com avaliação de potencial comercial, potencial de audiência, com um bom plano de negócios. Existe demanda pelos produtos, falta compreender melhor como funciona o mercado”, explicou o representante da Fox.

E, preparado para convencer os investidores com o longa-metragem de ficção Memória de Elefante, o diretor Severino Neto concorda que não dá para dissociar cinema de negócio. “É preciso ter equilíbrio para produzir filmes respeitando uma ideologia, mas que atendam a toda uma indústria do cinema, com conteúdo válido para diversos públicos”, analisou o diretor.

Para Severino Neto, o segmento do audiovisual em Mato Grosso vive um momento singular, aquecido com a publicação de editais, disponibilizando recursos para novas produções, mas ter o filme exibido nas salas de cinema continua sendo uma missão difícil. “O cinema é uma janela muito importante, é um selo que o filme recebe ao ser exibido. Mas é apenas uma das muitas janelas que um bom filme pode acessar para atingir o públco, como a TV por assinatura, Netflix, e a própria tevê aberta, que possui maior audiência que o cinema, por exemplo”.

Bruno Bini, cineasta, publicitário e presidente do MT Cine, destaca a importância do networking independentemente do número de projetos que serão aprovados e receberão algum tipo de investimento durante a maratona. “É muito importante essa troca de experiências, o know-how que se adquire em eventos como esse.  O player ganha ao conhecer produtores e projetos diferenciados, inúmeras possibilidades de trabalhos, e os profissionais de Mato Grosso também, ao receberem mais informação nesse processo de entender o funcionamento da indústria do audiovisual”.

O Encontro de Negócios foi organizado pelo Sebrae MT e pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT). “O objetivo do evento é promover o conteúdo audiovisual, estimular o acesso ao conhecimento, à informação e às oportunidades de negócios para o setor através de palestras, oficinas e de um encontro de negócios”, explica a gestora do projeto no Sebrae, Paula Bruehmueller.

Confira os projetos que participaram do pitching e da Rodada de Negócios:
Abaixo de Deus – Rodrigo Vargas - Plano B
Argonautas do Pantanal – Rodrigo Vargas - Plano B
Bala Perdida – Luiz Marchetti  - MTO e Nico e Lau
Canhaim – Luiz Marchetti - MTO e Nico e Lau
Coroa Branca – Felippy Willy Damian e Ângela Coradini - Latitude Filmes
Cuiabá 300 – Rodrigo Vargas - Plano B
Cuiabá, Culturas e Falares – Umberto Rios Magalhães - Infinitte Planetário e Cinema Imersivo
De volta para Casa – Danielle Bertolini – Cumbaru Produções
Enquanto ela Dorme – Bruno Bini – Plano B
Fé e Tradição - Duflair Magri Barradas – Latitude Filmes
Figueira Mãe – Amauri Tangará - Cia D’Artes do Brasil
Instinto sustentável – João Linhares - Instituto Imagem
Insustentáveis – Fernanda de Capua, Jack Scarpelli e Perseu Azul - Cérberos e Vermelho Filmes
Jogo do Bicho – Samantha Col DeBella - Cafeína Conteúdo
Memória de Elefante -Severino Neto – Calabaza Peluda
Missões Caladas – Typju Myky e André Lopes - Plano B
Nas Sombras – João Manteufel - Produtora São João
O anel de Eva – Duflair Magri Barradas - Latitude Filmes
O Muro – Jack Scarpelli e Perseu Azul - Cérberos Filmes
O Pantanal e Outros Bichos – Amauri Tangará - Cia D’Artes do Brasil
Pantaneiras – Bárbara Fontes - Novo Movimento Filmes
Paralelo 11 43 – Jonnhy Di Bartoldo
O Poder da Palavra – Joao Manteufel - Produtora São João
S2 – Bruno Bini – Plano B
Somos Tereza – Danielle Bertolini - Cumbaru
Tem que ser Agora – Duflair Magri Barradas - Latitude Filmes
Imprimir