Imprimir

Imprimir Notícia

02/10/17 às 16:44

Fantástico mostra história de coreano que buscou refúgio da guerra em Chapada dos Guimarães

Kim Myeong-Bok, soldado refugiado da guerra na Coreia, tem hoje 81 anos e vive em Chapada ds Guimarães. Ele faz parte de um grupo de soldados da Coreia do Norte que se refugiou, 60 anos atrás, no Brasil, após enfrentar o horror da guerra nos anos de 1950 a 1953.

A história de Kim e de outro refugiado coreano de 86 anos que hoje vive em São Paulo, seguiu caminhos diferentes e foi destaque na edição deste domingo do Fantástico da Rede Globo. Kim se tornou um homem do campo. Sempre viveu de plantar, colher e vender o que produz. O amigo tornou-se projetista industrial.

Na guerra, ao perceberem a dificuldade na luta contra a Coreia do Sul que contava com o apoio dos Estados Unidos, ambos fugiram do grupamento de soldados e decidiram se entregar ao inimigo. Kim disse que era cristão e não queria ter que lutar. O soldado americano decidiu testá-lo e exigiu que Kim falasse um trecho da Bíblia. Pediu que ele citasse João 3:16. Após ouvir a citação, bateu no ombro de Kim e disse que ele estava salvo. Kim e companheiros viraram prisioneiros de guerra.

Em julho de 1953, quando o cessar fogo foi assinado, um grupo decidiu que não queria viver nem na Coreia do Norte e nem na Coreia do Sul. Os combatentes pediram para ser levados a uma nação neutra. Depois de viverem alguns anos na Índia, Brasil e Argentina abriram as portas. E foi assim que o senhor Kim foi parar em Chapada dos Guimarães.

Para assistir a reportagem completa clique aqui.
Imprimir