Imprimir

Imprimir Notícia

05/09/17 às 15:02 | Atualizada: 27/01/23 às 12:02

Lula recebe título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta segunda-feira (04/09), o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), proposto pelo Professor Doutor Antônio José Gomes.

A solenidade de entrega ao título começou às 10h, no Cine Teatro da UFPI. O propositor do título, professor doutor Antônio José Gomes disse que a sensibilidade e o compromisso de Lula com povo piauiense o fez merecedor da homenagem.

“O título que estamos entregando aqui hoje está formulado na Lei de Diretrizes, que assegura a universidade conceder graus e títulos a personalidades que de alguma forma tenha contribuído para o desenvolvimento da educação. No caso de Lula, ele contribuiu para o crescimento da universidade. A proposta foi apresentada e aprovada pelo Conselho Universitário de forma unânime”, declara Antônio José Gomes.


Em discurso, Lula destacou os avanços da educação desde o início do seu primeiro governo até a atualidade e ainda afirmou ter orgulho do povo piauiense.

“É uma grande honra está aqui hoje. Esse título compartilho a todos que me ajudaram a governar o país, aos que de alguma forma ajudaram para o desenvolvimento da educação e especial compartilho a minha mulher Marisa. Tenho um carinho especial pelo povo piauiense, por que o estado é um dos mais injustiçados do país. Mas tem um povo guerreiro e valente, que luta pelos seus direitos. Eu tive o privilégio de governar em parceria com o Wellington Dias e nesse governo tivemos vários saldos positivos. Um deles é o programa Bolsa Família, que fez o povo piauiense se destacar. O povo do Piauí só precisava de respeito e apoio”, afirma o ex-presidente Lula.

O governador Wellington Dias, a vice-governadora Margarete Coelho, a secretária Rejane Dias, a senadora Regina Sousa e outros parlamentares piauienses, como o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Themístocles Filho (PMDB), também estiveram no evento.


Para o governador Wellington Dias, a entrega do título é mais do que merecido devido ao trabalho desempenhado por Lula durante seu governo.

"Acredito que a Universidade Federal do Piauí, uma das melhores do Brasil reconhece aqui o papel que teve esse torneiro mecânico, Luiz Inácio Lula da Silva, para a construção da educação no Piauí e no Brasil. Nós tínhamos uma universidade muito pequena, praticamente Teresina, Parnaíba e Picos, com poucos cursos, e hoje é uma das maiores universidades, e hoje há aproximadamente 40 mil alunos. O presidente fez como missão essa questão da expansão das universidades federais e viabilizar as vagas nas universidades para o país possa crescer tendo como alicerce a educação. Então, na verdade, é algo que nos orgulho muito porque sabemos que é alguém que fez essa engenharia nesse país para alcançamos esses avanços”,  afirma o governador.

O presidente do diretório municipal do PT, Gilberto Paixão, falou da importância da homenagem e disse que a entrega do título é a retribuição do que Lula fez pelo povo piauiense.

“A importância do Lula está hoje aqui no Piauí, nós sabemos do carinho que temos pelo ex-presidente. Mesmo antes de ser presidente, ele já andava bastante nos fazendo visitas, ele passou a nos visitar e a conhecer a nossa realidade. Tem esse apelo da população nordestina, ele resgatou a dignidade do povo nordestino. O nordeste cresceu e melhorou a qualidade de vida de muitas pessoas. E a entrega desse título é muito importante por que há uma retribuição pelo que ele fez”, disse. 

Ação

O Movimento Vem  Pra Rua no Piauí havia entrando com uma ação na Justiça Federal para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não recebesse o Título Doutor Honoris Causa concedido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A médica Adriana Sousa, uma das líderes do grupo no estado, informou que a ação foi motivada por questões morais. “O ex-presidente Lula vem, cinicamente, fazer uma campanha extemporânea no Piauí. Um sujeito que é réu por corrupção não pode se utilizar de uma instituição pública, como a UFPI, para receber uma das maiores honrarias que um cidadão pode ganhar. Ele não merece e nós, por questões morais, não vamos admitir que ele manche a imagem desta universidade. Estamos otimistas”, fala.

O título Doutor Honoris Causa foi concedido em 2008 quando Lula ainda governava o país. No entanto, o ex-presidente preferiu deixar para outra ocasião a entrega do título.
Imprimir