Imprimir

Imprimir Notícia

19/08/15 às 12:01

Filiação de Taques ao PSDB extrapola fronteiras de MT e "balança" a República

Ao conquistar dois mandatos eletivos num período de apenas quatro anos (senado e governo), o ex integrante do Ministério Público Federal, atual governador de Mato Grosso Pedro Taques, conseguiu a proeza de se consolidar nacionalmente em carreira considerada “meteórica”. O exemplo se deu ao mudar de partido (ele trocou o PDT pelo PSDB) e balançar a estrutura política do Congresso Nacional na trade de ontem (18).

Considerado um verdadeiro “fura-fila” ao cravar duas eleições majoritárias consecutivas (2010 e 2014), sem nunca antes ter disputado qualquer outro cargo público, o atual governador, Pedro Taques, poderá até não admitir agora, porém, graças a sua projeção nacional, será inevitável a inclusão do nome dele na lista dos presidenciáveis para as próximas eleições gerais.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, por exemplo, destacou a filiação de Taques ao partido na tribuna do senado Federal. “Com alegria imensa, pois significa um reforço imenso, comunico que a partir de agora passa a ser companheiro tucano o governador do Mato Grosso. Ele me autorizou a fazer o comunicado depois de ter recebido convites de honra de várias lideranças tucanas”, antecipou ontem, o senador mineiro.

Já o ex-governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), disse que Taques escolheu o ninho tucano de olho no futuro e seu considerou um entusiasta do atual governador que foi seu colega de senado nos últimos quatro anos. “Quero dizer que o estado de Mato Grosso espera bastante do PSDB e não tenho dúvida nenhuma que vocês farão uma grande parceria. O partido fez isso olhando para o futuro. Tenho meu entusiasmo em ver a decisão política que o governador Pedro Taques faz nesse momento”, asseverou Maggi.

O senador de Mato Grosso do Sul, Waldemir Moka Miranda (PMDB), fez questão de ressaltar a lisura de Taques como homem público. “O PSDB recebe em minha avaliação um dos melhores homens públicos desse país. Ele que fazer as coisas da forma correta, com muita lisura e transparência. Minha inveja só não é maior, inveja boa melhor falando, porque nós do PMDB queremos crer que rapidamente e mais brevemente possível a gente possa contar em nossos quadros com o seu companheiro, o Blairo Maggi também do Mato Grosso”, assegurou Taques.

Numa das falas mais extensas e elogiosas do Congresso Nacional, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), lembrou da carreira do governador mato-grossense a frente do Ministério Público Federal.  “Quero também trazer a palavra de boas vindas ao governador Pedro Taques, que tem se constituído uma referência para a nova política do Brasil. Durante a vida inteira, ouvi de meu pai, nosso poeta Ronaldo Cunha Lima, que política se faz com sacerdócio, e não como negócio. Isso é exatamente o que o governador Pedro Taques tem feito na sua curta militância partidária, porque vida pública ele já tinha, já que é egresso do Ministério Público Federal. Já no MPF, fez um belo trabalho, foi eleito em sua primeira eleição, senador, de forma consagradora. Quatro anos depois, o povo de Mato Grosso, com sua sabedoria política, o elege governador do Estado. Qualquer partido estaria celebrando e festejando o ingresso de um quadro da estatura moral, da decência, da competência, do saber jurídico, do conhecimento, da ética, do senso de Justiça que tem Pedro Taques. Na condição de líder do PSDB no Senado, falo por toda nossa bancada, saúdo o ingresso de Pedro Taques no PSDB, engrossando essa fileira para que possamos promover as mudanças que esse país tanto precisa, sobretudo em nome da ética. E é a postura ética, a questão moral, a decência de comportamento do governador Pedro Taques que engrandecerá ainda mais a nossa luta”. 

Para o senador Tasso Jereissati  (PSDB/CE), o ex-senador Pedro Taques, agora no ninho tucano, pode ser resumido em duas palavras: coerência e ética. “Taques é um dos políticos mais respeitados no nosso país no dia de hoje. Infelizmente, não tive privilégio de conviver com ele aqui no Senado, porém acompanhei seu trabalho de longe. Ele se destacou pela coerência, pela ética e pelo espírito público com que tratava das questões que aqui eram discutidas. Assim, firmando uma tradição no nosso partido de crescer, mas não a qualquer custo, mas sim, em cima qualidade, do compromisso com ideais, do compromisso com a ética e ideia de que podemos fazer desse um país melhor. Fico muito feliz de ter ao nosso lado, nas nossas fileiras do PSDB, um homem da qualidade de Taques que vem enriquecer esse partido nosso partido que tem quadros de gente competente e ética”.

Considerado crítico e, muitas vezes, radical em suas posições no senado da República, o jovem parlamentar Randolfe Rodrigues (PSOL/AP), disse que Taques é uma das mais proeminentes lideranças políticas do Brasil. “Como disse a pouco o senador Agripino, me permita expressar um sentimento de inveja, no bom sentido. O senador Pedro Taques, nosso caro amigo, com quem aprendi a ter aqui no plenário e nas relações de senador, orgulho de ter construído uma relação de amizade. Aqui ele serviu e serve de inspiração para todos nós na atuação que teve. O PSDB ganha e muito. Não tenho dúvida de que Pedro Taques é uma das mais proeminentes lideranças políticas desse país. Tem dirigido um Governo em Mato Grosso com as dificuldades e um triste legado que lá recebeu, mas não tem olhado no retrovisor. O PSDB, não tenho dúvida, está de parabéns”, finalizou Randolfe.
Imprimir