Imprimir

Imprimir Notícia

03/07/17 às 18:06

Edital do concurso CLDF pode sair ainda neste mês

O Edital CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) será publicado neste mês de julho. De acordo com a Casa, as 86 vagas disponíveis são para nível médio e superior (várias formações) para cargos de consultor legislativo, consultor técnico-legislativo e procurador. A remuneração inicial, já contabilizadas as gratificações, é de R$ 10.143,07 para nível médio e R$ 15.123,30 para nível superior.

 O Ato da Mesa Diretora Nº 58, de 2016, foi quem autorizou a realização de  concurso público de provas e títulos para provimento de cargos efetivos do Quadro de Pessoal da CLDF. O documento ainda determinou as atribuições da Diretoria de Recursos Humanos, responsável por coordenar as ações do concurso, como apresentar estudo do quantitativo de vagas e providenciar em conjunto com a Comissão Permanente de Licitações – CPL a escolha da instituição executora do concurso.

 A banca organizadora será contratada sem nenhum custo para a Câmara Legislativa. A Procuradoria-Geral da Casa anunciou no final de junho a Fundação Carlos Chagas (FCC) como sendo a responsável, e terá 15 dias úteis para elaborar o edital, seguindo projeto básico estabelecido pela comissão interna da Casa.

A lei que regulamenta a existência de concursos públicos determina que as provas para o preenchimento de vagas devem acontecer no prazo mínimo de 90 dias.

 Último concurso

Não há concurso da CLDF desde 2005, ou seja, há mais de 10 anos. O último certame oferecia 78 vagas de nível superior e 42 de nível médio, além da formação de cadastro de reserva (o que também deve acontecer no concurso de 2017). A banca examinadora foi o Cespe/ UnB.

Os cargos foram para consultor legislativo e consultor técnico legislativo, que exigiam graduação de nível superior em várias áreas, e técnico legislativo, com a exigência apenas de nível médio. As provas foram divididas em conhecimentos básicos (50 questões) e conhecimentos específicos (70 questões). Para consultor legislativo, a seleção ainda incluía provas discursivas, práticas e avaliação de títulos. Para consultor técnico legislativo, resguardadas as especificidades de cada categoria, também houve prova discursiva e avaliação de títulos.

 Para você que já quer estudar desde já, a dica é focar nas matérias de conhecimento básico e complementar o seu roteiro de estudos assim que o edital for publicado.
Imprimir