Notícias / Curiosidades

08/06/17 às 12:27

Como escolher o calçado ideal para as crianças

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Como escolher o calçado ideal para as crianças

Foto: reprodução pixabay.com

O mercado de calçados infantis é enorme e com tantas opções de modelos, cores, estampas e estilos diferentes é natural ter dúvidas sobre qual escolher, principalmente para os pais de primeira viagem. Até o sete anos é fundamental que os pais façam boas escolhas, pois um calçado inadequado pode contribuir para o surgimento de bolhas e interferir no crescimento saudável das pernas e pés da criança.
 
Para cada fase existe uma particularidade, mas independente da idade jamais utilize calçados apertados ou grande demais. O material do tênis, da bota infantil, do sapato ou do chinelo precisam ser de boa qualidade para evitar qualquer tipo de alergia ou incômodo nos pés dos pequenos. Muita atenção na sola, pois deve ser flexível e resistente sem comprometer os movimentos naturais dos pés.
 
Na hora de escolher o calçado infantil para o dia a dia dê preferência aos modelos de camurça, tecido, nylon ou lona. Os modelos de couro, plástico e verniz são mais adequados para ocasiões especiais. No frio é comum o uso da bota infantil, mas é preciso escolher modelos adequados sem o uso de salto alto, o mesmo para sapatilhas, sapatinhos e sandálias. O salto não deve ultrapassar os dois centímetros, mais que isso pode comprometer o desenvolvimento dos pés da criança.
 
Primeiros meses
 
Nos primeiros meses de vida do bebê o sapato infantil serve apenas para proteger e esquentar os pezinhos. Nesse período os pés são extremamentes sensíveis, portanto opte por modelos parecidos com meias, apenas para manter os pés aquecidos.
 
Primeiros passos
 
Esse é um período muito importante para a estabilidade nos pés das crianças, pois como os pequenos estão ganhando confiança o calçado precisa ser firme e ao mesmo tempo confortável para que a criança sinta a confiança de estar em pé.
 
Crianças maiores
 
Quando a criança já sabe andar, o ideal são modelos antiderrapantes com amortecedores para evitar que a criança se machuque nas atividades do dia a dia. Além disso, o calçado deve permitir os movimentos naturais dos pés. Como a criança está em fase de desenvolvimento os modelos com palmilhas anatômicas são os mais indicados, pois eles se ajustam naturalmente aos pés.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet