Notícias / Cultura

05/06/17 às 16:58

Funai seleciona instituições que queiram receber filmes indígenas para atividades arte-educativas

Ana Heloisa d'Arcanchy / Ascom com colaboração: Maíra Ribeiro / CR Xavante-Funai

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Funai seleciona instituições que queiram receber filmes indígenas para atividades arte-educativas

Foto: Acervo Funai

Instituições interessadas em realizar atividades arte-educativas por meio da exibição de filmes indígenas, com foco no povo Xavante, podem participar do processo de seleção da Funai que vai disponibilizar caixas de DVDs com sete filmes cada uma, por meio da Coordenação Regional (CR) Xavante. O material será distribuído gratuitamente para as 70 instituições selecionadas. As inscrições vão até dia 30 de junho de 2017.
 
As caixas foram produzidas pela Coordenação Técnica Local em Nova Xavantina/MT, com apoio do Museu do Índio, como parte do projeto "Cinema nas Aldeias Xavante: ver, ouvir e debater", de 2015. Esse projeto promoveu sessões de cinema itinerante em aldeias Xavante da Terra Indígena Parabubure, em Campinápolis-MT, e distribuiu a coleção dos filmes exibidos para todas as escolas indígenas das nove terras indígenas do povo Xavante, por meio das Secretarias Municipais e Estadual de Educação.
 
A iniciativa visa difundir a produção audiovisual indígena, em particular do povo Xavante, com o objetivo de promover espaços de reflexão e educação sobre a realidade indígena brasileira, contribuindo para a diminuição dos preconceitos e da desinformação sobre os povos originários na sociedade brasileira.
 
Podem participar da chamada pública instituições públicas ou privadas sediadas no Brasil, constituídas formalmente ou não, que venham a utilizar este material de forma pró-ativa em atividades sem fins lucrativos de caráter educativo, artístico, cultural e informativo.Será dada prioridade para instituições que trabalham diretamente com a questão indígena - como movimentos, associações indígenas e entidades indigenistas - e para instituições localizadas na mesorregião leste mato-grossense (Xingu-Araguaia), onde reside a maior parte do povo Xavante, e no Mato Grosso. As instituições selecionadas deverão se responsabilizar pelos custos de envio do material.
 
Os filmes que fazem parte da caixa são: A'uwẽ Uptabi – O Povo Verdadeiro (32", Brasil, 1998); Piõ Höimanazé – A Mulher Xavante em Sua Arte (52", Brasil, 2008); Tsõ'rehipãri – Sangradouro (28", Brasil, 2009); Índio Cidadão? (52", Brasil, 2013); Homem Branco em Marãiwatsédé (12", Brasil, 2011); A Terra Não Termina (15", Brasil, 2012); e Uma Casa Uma Vida (24", Brasil, 2013).
 
ACESSE AQUI O EDITAL E A FICHA DE INSCRIÇÃO

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet