Notícias / Negócios

14/08/15 às 19:38 / Atualizada: 14/08/15 às 19:51

5 dicas para acertar na compra da sua moto seminova

Aileen Rosik

ÁGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
As motocicletas são uma das principais formas de locomoção nas grandes cidades. Um dos pontos mais fortes desse veículo é que consegue driblar os engarrafamentos, outro é a economia de combustível. Para quem quer adquirir uma moto, e precisa economizar, as motos seminovas são boas opções.
 
Normalmente, após sair da concessionária, as motos mesmo zero km acabam perdendo cerca de 20% do valor original. Você pode optar por comprar seminovas ou usadas, tanto em feirões como leilões online (veja aqui), novidades que vão te fazer pesquisar para conseguir bons preços.
 
É sempre importante, porém, tomar certas precauções para fazer uma compra que corresponda às suas expectativas. Veja cinco dicas imprescindíveis para fechar um bom negócio.
 
1. Documentação
É fundamental verificar toda a documentação da moto para se certificar de que não há nenhuma multa ou irregularidade. Verifique se todas as informações da moto estão em ordem no documento. Essas informações podem ser verificadas pelo número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan), no site do Detran ou com despachantes especializados.
 
2. Mecânica
É importante verificar tudo na moto. Se você não puder contar com a ajuda de um especialista, você mesmo pode tirar boas concluões.
 
Dê a partida com o motor frio e verifique se há qualquer anormalidade, como demora para “pegar”, ruídos metálicos, fumaça contínua e azulada. Sinais de desmontagens também são sinais vermelhos. Outra dica é ver se o óleo está mais grosso, parecendo graxa - o ideal é ficar fino e com cor clara.
 
3. Lataria

Faça uma boa análise da lataria do veículo. Se estiver muito perfeita em uma moto já razoavelmente usada, desconfie. Talvez a moto tenha sido batida, o que é um mau sinal para compra.
 
Prefira pequenas marcas de desgaste e pequenos riscos que são mais comuns. Manoplas e pedaleiras muito raladas ou amassadas nas pontas também são sinal de queda. Repare em tudo que pareça impecável, pode ser um truque.
 
4. Comandos
Quando uma motocicleta sai da fábrica, os comandos (acelerador e embreagem) são bastante macios. Uma embreagem dura significa de fim de vida útil, assim como o acelerador duro também pode ser problema. Neste caso evite a compra, assim como no caso de o câmbio apresentar marchas que escapam.
 
5. Sistema elétrico
Por fim, apenas compre a moto se o painel e todo seu sistema elétrico estiver funcionando perfeitamente. Para saber, ligue a chave e verifique se todas as luzes de alerta se acendem. Isso mostra que as lâmpadas funcionam, e devem se apagar após alguns segundos. Caso alguma luz não acenda ou não apague, há algo de errado com o sistema. Fique ligado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet