Notícias / Educação

03/05/17 às 18:11

Comunicação social oferece amplas possibilidades no mercado de trabalho

Profissional pode tanto trabalhar em empresas tradicionais quanto criar seu próprio projeto

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Comunicação social oferece amplas possibilidades no mercado de trabalho

Foto: Divulgação

            A comunicação foi uma das áreas mais atingidas pela tecnologia. Hoje, além de trabalhar em grandes veículos de comunicação, agências e empresas e em mídias tradicionais como TV, rádio e jornal, quem deseja ingressar na profissão também pode criar o seu próprio projeto graças às ferramentas disponíveis na internet e a democratização desse meio de comunicação.
           
Quem faz curso de comunicação social está habilitado para exercer funções relacionadas à produção, edição e transmissão de informações em diferentes formatos e linguagens. O profissional vai lidar com criação, interatividade, textos, imagens, vídeos e outras formas de se passar a mensagem de forma efetiva e transparente para o público-alvo.
           
Durante o curso de comunicação social, você terá disciplinas básicas como sociologia, teorias da comunicação e filosofia, além das matérias específicas de cada área de atuação. Você vai exercitar o pensamento crítico, aprenderá sobre como passar a mensagem da forma mais correta possível e como produzir materiais em diversos formatos, como áudio, vídeo, texto e conteúdos multimídia. Alguns campos de atuação na área de comunicação são cinema, rádio e TV, publicidade e propaganda e marketing.
           
Jornalismo e relações públicas, antes habilitações de comunicação social, recentemente se tornaram cursos independentes. De acordo com Márcia Furtado, coordenadora de graduação de jornalismo da FAPCOM, o MEC os considerou como profissões que estão dentro da área de conhecimento de comunicação social. Com isso, várias diretrizes curriculares foram alteradas e o foco das formações se modificou para atender às demandas do mercado.
           
A duração do curso depende do tipo de graduação. Os bacharelados duram cerca de quatro anos, e os tecnológicos, dois. Há muitas atividades laboratoriais em todos os semestres, o que faz com que o aluno exercite técnicas relacionadas à comunicação e transmissão de informações, como redação e edição de conteúdos em diferentes linguagens e plataformas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet