Notícias / Governo de MT

30/04/17 às 19:09

Comitiva de Tocantins conhece estrutura da Caravana da Transformação

MT tem se tornado referência nacional, com mais de 15 mil cirurgias oftalmológicas realizadas desde a primeira edição, em julho de 2016

Julia Oviedo | Gcom-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Comitiva de Tocantins conhece estrutura da Caravana da Transformação

Coordenador-geral, José Arlindo, e a coordenadora de Saúde da Caravana, Simone Balena, apresentam evento à comitiva

Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

Ao longo de seis edições da Caravana da Transformação, que leva saúde e cidadania aos municípios de Mato Grosso, o Governo do Estado tem se tornado referência nacional, com mais de 15 mil cirurgias oftalmológicas realizadas desde a primeira edição, em julho de 2016. Neste sábado (29.04), uma comitiva que reuniu representantes do Governo, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, conferiu de perto a sexta edição da Caravana, realizada em Porto Alegre do Norte.

O convite foi feito pelo governador de Mato Grosso, Pedro Taques, durante o Fórum dos Governadores do Brasil Central, que ocorreu no início deste mês. O governador e o secretário de Estado do Gabinete de Governo e coordenador-geral da Caravana da Transformação, José Arlindo de Oliveira, recepcionaram o grupo.

Na oportunidade, Taques lembrou a somatória de esforços na realização do evento, que tem como um dos parceiros o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). “A Caravana da Transformação não é mais um ato do Poder Executivo e sim um ato do Estado de Mato Grosso. Assim como ela também não é só saúde, mas cidadania”, destacou o chefe do Executivo Estadual.

O grupo conheceu desde o credenciamento do evento, primeira etapa para o atendimento dos pacientes, até o atendimento do Cartão SUS, as consultas e exames, o centro cirúrgico que funciona na carreta, além de toda a parte administrativa para que o evento seja realizado. Os serviços de cidadania oferecidos durante a sexta-feira e sábado (28.04 e 29.04) também foram conferidos de perto.

Representando o governador Marcelo Miranda, o secretário de Articulação Política do Tocantins, João Emídio, gostou do que viu. Para ele, a aproximação entre Estado e população é de fundamental importância. “Essa atitude do governador de Mato Grosso é muito positiva para aproximar os governantes da população e trazer os benefícios não só na área de saúde, mas também de cidadania”, disse o representante do estado vizinho.

O know how adquirido ao longo das seis edições, realizadas em Barra do Bugres, Peixoto de Azevedo, Canarana, Jaciara, São José dos Quatro Marcos e agora Porto Alegre do Norte, tem um segredo: cada um saber seu papel em todo o processo, segundo o coordenador-geral, José Arlindo de Oliveira.

“A Caravana nada mais é do que uma plataforma, uma espécie de hub, onde as secretarias se encaixam, cada uma com seu pessoal, que agrega a coordenação. Nós não nascemos sabendo fazer caravana. Cada cidade tem sua realidade, mas tem um ensinamento geral que a gente vai agregando para as próximas”, completou Arlindo.

Também integraram a comitiva o vice-presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Severiano José Costrandade de Aguiar, o subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado, José Omar de Almeida Júnior e o defensor público-geral do Estado, Murilo da Costa Machado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet