Notícias / Educação

19/04/17 às 22:32

Canarana - Deputado Baiano Filho intermedeia e Estado investirá 12 milhões em Escola Modelo

Redação AguaBoaNews com assessoria

Imprimir Enviar para um amigo
Canarana - Deputado Baiano Filho intermedeia e Estado investirá 12 milhões em Escola Modelo

Foto: Assessoria

O município de Canarana, 833 km a nordeste de Cuiabá, será beneficiado pela construção de uma das 35 escolas modelo que compõem o Programa Pró Escolas, desenvolvido a partir deste ano pelo Governo do Estado. A obra foi definida nesta terça-feira, 18, durante audiência realizada entre o deputado Estadual Baiano Filho (PSDB), o prefeito de Canarana Fábio Faria e o secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon, em Cuiabá.

A nova unidade será construída na área que hoje abriga a Escola Estadual 31 de Março, interditada desde dezembro devido a precariedade da estrutura. No Pró-Escolas, as unidades modelo respeitam uma concepção pedagógica e projeto arquitetônico padrão, com foco prioritário no combate de índices como o analfabetismo, redução da evasão escolar, melhoria do IDEB, e a meta de promover em dois anos, um salto de quatro para 40 escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, as chamadas “Escolas Plenas”.

Baiano Filho defendeu a necessidade urgente da nova unidade no município, que padece desde o final de 2016 pela falta de estrutura para atendimento dos alunos remanescentes da antiga sede, interditada pelo risco à segurança dos alunos, transferidos provisoriamente para salas no Parque de Exposições.  

O Governo do Estado investirá R$ 12 milhões para a construção do novo prédio, que entre outras especificações contará com 18 salas de aula que deverão atender cerca de 1.000 alunos. Em contrapartida, a prefeitura assumiu a responsabilidade pela demolição do atual prédio, limpeza da área com mais de 10 mil m2 e a execução da terraplanagem.

A previsão é que o convênio entre SEDUC e prefeitura seja formalizado em no máximo 60 dias.  
 
“O governador está disposto a investir no município, e nós não temos outra atitude que não seja abraçar as ações do Estado, fazer nossa parte, cumprir nosso papel enquanto gestor e caminhar com o governo; e temos no deputado Baiano Filho nosso parceiro de toda hora, com quem Canarana sempre pôde contar, e essencial em mais esta grande ação, a exemplo de outros importantes trabalhos desenvolvidos por Canarana”, destacou Fábio Faria, prefeito do município.  

O Pró-Escolas já é considerado o maior programa de ações e investimentos promovido pelo Governo de Mato Grosso nos últimos tempos. Entre as ações estão previstas a construção de 35 novas escolas, 15 Centros Integrados Escola-Comunidade (CIEC), 20 quadras de esportes e a reforma de 70 escolas. No total, serão 140 novas obras com investimentos de R$ 360 milhões, até o final de 2018.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet