Notícias / Curiosidades

17/04/17 às 14:01

Capacetes são clássicos dos esportes motorizados

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Capacetes são clássicos dos esportes motorizados

Foto: Divulgação

Seja para fazer um passeio de moto ou para rasgar as estradas durante um percurso, acessórios úteis fazem com que o hábito de pilotar se torne algo ainda mais agradável e seguro. 

Quando o assunto é segurança, todos nós sabemos que os capacetes são peças fundamentais quando se deseja pilotar uma moto. Os primeiros eram semelhantes a gorros de couro e protegiam mais contra as altas temperaturas do que contra impactos. Mais tarde, foram produzidos os do tipo “coquinho”. Logo depois, para assegurar os motociclistas, passaram a fabricar o famoso “Jet”, que é aberto na face e protege o crânio e as orelhas.

Nos anos 60, finalmente criaram os integrais – ou fechados –, dotados do prolongamento diante do queixo que protegia a face por inteiro. Apesar de ser um bom modelo, eles acabam entrando em desvantagem se comparados ao “Jet”, pois este é mais amplo e permite mais entrada de ar, o que facilita a respiração do piloto.

Há cerca de 25 anos, começaram a surgir os modelos escamoteáveis. Inicialmente, eram meio complicados para abrir ou fechar a parte frontal, já que exigiam o uso das duas mãos e nem sempre era uma ação suficientemente rápida e prática. Atualmente, o modelo se modernizou e passou a ser o favorito de muitos pilotos. 

O ídolo Ayrton Senna

O capacete de Ayrton Senna é considerado o mais famoso do mundo. Quando ainda estava nos karts, Senna experimentou várias versões para ser o seu objeto de proteção. Inicialmente, era branco com uma listra amarela e outra verde.

Sid Mosca, que fabricou também o acessório para vários pilotos famosos, como Piquet, Massa, Fittipaldi, Rosberg, entre outros, apresentou para Senna um design mais arrojado em amarelo vivo com duas listras a circundar a área dos olhos.

Além de transmitir garra e toda a agressividade que o brasileiro procurava, ainda possuía as cores impressas da bandeira do Brasil. Com força e determinação, Senna inspirou muitos pilotos como Lewis Hamilton e toda a nação brasileira.

Outros dois ídolos

Além do piloto Ayrton Senna, muitos outros ídolos ainda inspiram os motociclistas. Veja abaixo dois deles:
  • Emerson Fittipaldi
Criado também por Sid Mosca, o equipamento do bicampeão mundial de Fórmula 1 era considerado um dos mais famosos dos anos 70. Ele tinha uma base escura e uma faixa alaranjada que se estendia do topo do visor até a parte traseira e as laterais.

O modelo teria influenciado o piloto Gilles Villeneuve, já que as cores eram semelhantes com as do brasileiro, mas com o famoso design em formato de V.
  • Michael Schumacher
Sete vezes campeão da F1, Schumacher acabou mudando as cores do acessório com o passar dos anos. Anteriormente, era com fundo branco e as cores da bandeira alemã nas laterais e um topo azul com estrelas brancas.

O design do objeto tornou-se marca registrada de Schumacher. Mas, em 2000, o alemão decidiu modificá-lo, deixando-o na tonalidade vermelha. Em 2011, usou o dourado no GP da Bélgica para comemorar seus 20 anos de carreira na Fórmula 1.

Além desses dois renomados ídolos, há também Valentino Rossi, Nelson Piquet, Nigel Mansell, entre outros que influenciaram muitas pessoas pelo mundo afora.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet