Notícias / Cultura

14/04/17 às 11:23 / Atualizada: 14/04/17 às 11:29

Doodle celebra 56º aniversário do Parque Indígena do Xingu

Uma semana antes do Dia do Índio, animação traz gravuras com elementos da cultura indígena.

blastingnews.com

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Doodle celebra 56º aniversário do Parque Indígena do Xingu

Foto: Divulgação

A gigante da informática #Google colocou no ar mais um #doodle nesta quinta-feira, dia 13 de abril. Dessa vez, a animação personalizada na página inicial presta homenagem ao #Parque Indígena do Xingu, que em 2013 completa 56 anos de existência.

A imagem elementos culturais do Xingu, como peixes, ocas, raiz de mandioca, cocar e cestas de pesca. Segundo a Google, o objetivo da homenagem é colocar em evidência a cultura indígena do Xingu, abraçando com força o rio Xingu.

A homenagem, aliás, acontece a menos de uma semana do dia 19 de abril, data em que se comemora o Dia do Índio no Brasil.
 
A animação mostra para todo o mundo a importância dos índios brasileiros, conforme mostra o vídeo abaixo.

56 anos de história

O Doodle desta quinta-feira chama a atenção para a importância histórica e cultural do parque, que foi instituído em 1961 pelo então presidente Jânio Quadros e idealizado pelos irmãos indigenistas Villas Bôas.

O parque é um marco na história dos povos ancestrais do Brasil, por ser considerado o primeiro território indígena a ser homologado pelo governo federal, criado com o intuito de preservar o habitat dos povos que lá vivem.

Instalado em uma área de mais de 27 mil km³, o Parque do Xingu compreende um grande trecho localizado entre o Planalto Central e a Floresta Amazônica.

Trata-se de uma região com biodiversidade muito rica, formada por matas altas, cerrados campos e uma imponente bacia hidrográfica, composta pelo rio Xingu e seus primeiros afluentes.

Na época da fundação, todo o projeto do parque foi redigido pelo antropólogo Darcy Ribeiro, que era funcionário do Serviço de Proteção ao Índio (hoje Funai).

Índios de 14 etnias

Segundo informações da Wikipédia, a reserva possui cerca de 5.500 índios de 14 etnias diferentes. Esse número representa menos de 1% dos número de índios existentes no Brasil, estimado em 896 mil, pelo Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As tribos presentes dentro da área do parque são: Kamayurá, Yudjá, Kaiabi, Aweti, Wauja, Mehinako, Yawalapiti, Ikpeng, Kuikuro, Kalapalo, Matipu, Suyá, Nahukwá e Trumai.

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet