Notícias / Agronegócios

11/04/17 às 08:57

Pecuaristas da região sul de Mato Grosso recebem orientações sobre tendências de mercado

Cairo Lustoza - Pauta Pronta Comunicação

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Pecuaristas da região sul de Mato Grosso recebem orientações sobre tendências de mercado

Foto: Cairo Lustoza - Pauta Pronta Comunicação

Uso da tecnologia, nicho de mercado, pecuária sustentável, nutrição animal, qualidade agregada a bom desempenho do rebanho e tendências para o mercado do bovino foram temas apresentados para pecuaristas da região Sul de Mato Grosso durante o evento ‘Falando de Pecuária’, na última sexta-feira (07/04), em Rondonópolis (MT).

O evento é uma iniciativa da Minerva Foods, e há quatro anos é realizado nas regiões onde unidades industriais da empresa atuam. O ‘Falando de Pecuária’ em Rondonópolis contou com o apoio de técnicos da Nutrideal, empresa do segmento de nutrição animal há 17 anos em Mato Grosso.

Durante o evento dezenas de pecuarista receberam orientações de manejo em todas as etapas da produção. Os fatores que influenciam na cria, recria e engorda de bovinos, o que é avaliado em uma carcaça, quais as exigências do consumidor tanto no mercado interno quanto no externo, e ainda como fazer para obter um produto final que atende aos padrões exigidos pela legislação. Na ocasião os pecuaristas também aproveitaram para tirar dúvidas sobre o futuro do setor.

De acordo com o gerente nacional de Compra de Gado da Minerva Foods, Fabiano Tito Rosa, o evento apresenta algumas sugestões para os pecuaristas, falando sobre mercado e qualidade de carne, e também abrindo espaço para os fornecedores debaterem sobre os temas em discussão. “2017 é um ano de oferta, pois temos mais gado para abate e um ano de clima favorável o que ajuda a compor esse quadro de oferta, o recorde na produção agrícola também influencia nesse crescimento. Mato Grosso é um excelente produtor, possui uma carne de qualidade que tem acesso a todo mercado que atendemos. Esse encontro é muito bom para nós e para nossos fornecedores, considerando a oportunidade que o pecuarista tem de tirar suas dúvidas”, explicou o gerente.

Fabiano, ainda pontuou sobre o atual momento que setor enfrenta devido a Operação Carne Fraca e mudança de conjuntura de mercado. “No decorrer do mês de março houve problemas que impactaram negativamente alguns mercados de exportação que fecharam temporariamente a compra da carne bovina brasileira. Aos poucos o mercado está digerindo todas essas questões, ainda estamos sentindo esse impacto, mas somos otimistas e vamos superar”, disse.

Sobre Nicho de Mercado, o consultor de mercado, Luciano Andrade explicou que o mercado brasileiro está cada vez mais exigente e que o produto de alto padrão tem ganhado espaço na mesa do consumidor.

Guilherme Silveira, mestre em nutrição animal e responsável técnico da Nutrideal ressaltou que a pecuária é um negócio rentável, que agregado a investimento direcionado e tecnologia tem retorno garantido.  “O Brasil é um grande produtor de carne bovina, mas estamos atrasados quando assunto é tecnologia e precisamos produzir mais, melhorar a eficiência da cria, melhorar a qualidade das matrizes, minimizar os intervalos dos partos, diminuir o tempo de recria e com boa nutrição e manejo podemos melhorar nosso desempenho”, frisou Guilherme.

Para o pecuarista do seguimento de recria e engorda há mais de 30 anos na região de Rondonópolis, António Carlos Camacho, o evento é muito proveitoso, pois proporciona conhecimento, gera expectativas e há uma troca de informação entre fornecedores. “Nós pecuaristas estamos passando por um momento duvidoso em função do que estão falando sobre o que produzimos e essa informação de como anda o mercado, aplicação da tecnologia, manejo, que procedimentos são realizados após o embarque em nossa propriedade e o que podemos melhorar na produção é fundamental para aumentar nosso rendimento e assim continuarmos firmes e fortes no mercado” finalizou.
  • Pecuaristas da região sul de Mato Grosso recebem orientações sobre tendências de mercado
  • Pecuaristas da região sul de Mato Grosso recebem orientações sobre tendências de mercado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet