Notícias / Água Boa

09/04/17 às 15:46

Água Boa - Projeto de ressocialização integra mais sete reeducandos em plantação de teca

Iniciativa funciona em uma fazenda florestal no município de Água Boa e emprega atualmente 31 reeducandos

Raquel Teixeira | Sejudh-MT

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Água Boa - Projeto de ressocialização integra mais sete reeducandos em plantação de teca

Foto: Assessoria

Mais sete reeducandos da Penitenciária Major Zuzi Alves da Silva, em Água Boa, passam a integrar o Projeto Araguaia, uma iniciativa laboral de ressocialização. É desenvolvida por meio de parceria entre a unidade prisional, Fundação Nova Chance e a empresa florestal Companhia Vale do Araguaia.

Entre fevereiro e março deste ano, alguns dos reeducandos que estavam participando do projeto conseguiram o alvará de soltura, durante mutirão processual do Poder Judiciário. Desta forma, novas vagas foram abertas, permitindo o ingresso de outros reeducandos. Agora são 31 que trabalham nas plantações de teca em uma das fazendas da empresa, no município.

O Projeto Araguaia surgiu há quatro anos, quando a Companhia Vale do Araguaia, que atua no cultivo, corte e comercialização de teca na região de Água Boa, decidiu investir em uma ação de ressocialização com presos da penitenciária regional. Isso permitiu a abertura de 40 vagas, processo conduzido pela direção da unidade prisional e pela Fundação Nova Chance, que é responsável pelos projetos de ressocialização no sistema penitenciário de Mato Grosso. De lá para cá, o progresso é visível, tanto para quem participa, quanto para a empresa que viu na iniciativa uma oportunidade para ações de responsabilidade social e de contribuir no processo de reabilitação de pessoas em privação de liberdade.

O coordenador do projeto no grupo empresarial, Antônio Honorato do Nascimento, explica que outros reeducandos que passaram pelo Projeto Araguaia foram contratados com carteira assinada pela empresa ao ter o alvará de soltura. Os fatores que contribuíram para a contratação foram o comprometimento de cada um deles com o trabalho e o bom comportamento apresentado. “O trabalho dos reeducandos vai além de ter um emprego. Representa mais um passo para retornarem à sociedade. Todos os que trabalham hoje conosco estão comprometidos e se sentem valorizados. E desta forma a empresa viabiliza uma vaga para que aquele que já cumpriu sua pena possa ser contratado”.

Os reeducandos recebem transporte, alimentação diária, equipamentos de proteção individual e também instruções de como lidar na poda da teca. Eles são acompanhados diariamente por agentes penitenciários.

 

A gerente de apoio administrativo e penal da unidade, Lucidalva Costa, destaca que o trabalho na plantação de teca é uma das ações do Projeto Novamente, desenvolvido pela penitenciária junto a outras atividades laborais e de educação. Entre elas, estão as atividades intramuros como a limpeza diária, entrega de alimentação aos demais presos, a confecção de artesanato, entrega das mercadorias permitidas adquiridas pelos presos e as atividades escolares, que incluem aulas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Como funciona

Para participar de atividades extramuros, os reeducandos são avaliados por uma comissão da penitenciária, que verifica o bom comportamento e o cumprimento de um sexto da pena. Depois, é encaminhado um relatório ao juiz corregedor, que analisará e dará a permissão ou não para que o reeducando possa trabalhar fora dos muros da unidade.

Pela Lei de Execuções Penais (LEP), a cada três dias trabalhados o preso tem direito a um dia de redução na pena que cumpre, informações que são remetidas ao juiz executor e a quem cabe homologar essa atividade. A LEP prevê ainda a quem contrata a mão de obra de reeducandos a isenção de encargos trabalhistas, como por exemplo: a CLT não se aplica à contratação de cumpridores de pena nos regimes fechado e semiaberto. O empregador fica isento de encargos como férias, 13º salário e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Cabe a quem contrata também garantir alimentação, transporte e remuneração, que não pode ser inferior a três quartos do salário mínimo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Juacy da Silva

Vamos cuidar melhor da nossa 'Casa Comum'?

“Quando os seres humanos destroem a biodiversidade na criação de Deus, quando os seres humanos comprometem a integridade da terra e contribuem para a mudança climática, desnudando a terra de suas florestas naturais...

 
 
 
 
Sitevip Internet