Notícias / Curiosidades

05/04/17 às 14:56

Conheça as aplicações práticas de uma bomba d’água

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Conheça as aplicações práticas de uma bomba d’água

Foto: Divulgação

A distribuição de água como conhecemos hoje em dia facilita muito nossa vida, já que para utilizarmos esse recurso tão importante, basta abrir uma torneira. Mas, para que isso seja possível, é necessário um sistema de bombeamento que vai trazer a água até as casas da população.

Essa é só mais uma aplicação de uma bomba d’água. Esse equipamento mecânico utiliza um sistema para comprimir a água, dando mais energia para o fluxo líquido em forma de pressão.

Quais as aplicações de uma bomba?
A utilização desse equipamento está diretamente relacionada com o transporte de água em diversas situações, sendo que pode ser aplicada tanto em ambiente industrial como em ambiente caseiro.
  • Abastecimento: para abastecer uma casa, um prédio ou uma indústria, é comum a utilização de bombas a fim de aumentar a pressão da água e conseguir uma altitude maior até chegar a um reservatório, como a caixa d’água.
  • Poços artesianos: uma prática comum, principalmente em áreas rurais, é a construção de poços artesianos. Para captar a água subterrânea, é necessário utilizar uma bomba d’água.
  • Limpeza: em áreas com risco de alagamento, é comum inundações encherem porões e pavimentos inferiores com água suja. Uma opção para retirar essa água contaminada é utilizar uma bomba e direcionar o fluxo para o esgoto.
  • Indústrias: as bombas industriais são essenciais para muitos ramos, já que, além de pressurizar a água e permitir o transporte para áreas mais altas, também aumenta a velocidade de saída do fluxo para auxiliar em operações de descontaminação e limpeza.
Classificação de bombas
Existem várias opções de equipamentos para realizar o bombeamento de água. Cada um possui características próprias para uma aplicação. Um modo de classificar é considerando a instalação:
  • Bombas submersas: são as instalações onde as bombas ficam abaixo do nível da água. Consiste em colocar a bomba dentro da água, reduzindo a perda de energia pela sucção e ajudando a evitar problemas, como a cavitação.
  • Bombas submersíveis: são recomendadas para os casos de enchentes e inundações, sendo colocadas embaixo da água e, após o uso, são limpas e guardadas.
  • Bombas de sucção: são instaladas acima do nível da água, e utilizam o vácuo para captar a água de um lago ou de um poço artesiano. Possuem uma manutenção facilitada, porém, perdem um pouco de energia na sucção.
Além disso, existem diferentes potências de bombas e configurações de instalações que podem ser utilizadas para aumentar a vazão ou a pressão do fluxo de água, variando conforme a necessidade de utilização.

O aumento de vazão é utilizado para controlar a quantidade de água que entra no reservatório, conforme o consumo diário. Já o aumento de pressão é utilizado para transportar água para reservatórios mais altos, muito comuns em prédios e indústrias.
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet