Notícias / Curiosidades

05/04/17 às 14:49

Saiba como limpar o seu fogão corretamente

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Saiba como limpar o seu fogão corretamente

Foto: Divulgação

Cozinhar é uma arte, e só quem encontra verdadeiro prazer na gastronomia sabe o quanto é satisfatório trabalhar em uma cozinha limpa e organizada. Além da higiene ser fundamental para o manuseio e preparo dos alimentos, a limpeza da cozinha também deixa o cômodo – que é considerado o coração da casa – mais agradável e convidativo.

Desse modo, é essencial manter o fogão e o forno sempre limpos, o que pode ser um desafio, já que é muito fácil a gordura e outros detritos de alimentos acabarem se acumulando nas superfícies.

Grelhas e peças
As peças são as partes mais trabalhosas na hora de fazer a limpeza, pois contêm cavidades onde a gordura tende a se acumular mais facilmente. O ideal é deixar os bocais de molho em um recipiente com água e vinagre enquanto se faz a limpeza de outras partes do eletrodoméstico. Após alguns minutos de molho, ficará mais fácil remover a gordura dos bocais com o auxílio de detergentes ou sabão de coco e uma palha de aço.

As grelhas devem ser retiradas e lavadas com detergente e desengordurante. Deixe-as secar naturalmente ou utilize um pano seco para tirar a umidade. Já os botões devem ser removidos e colocados de molho em um recipiente com água e limpador multiuso. Depois, basta retirar os resíduos de gordura com uma esponja, enxaguar e secar com um pano de prato limpo.

Superfície
Para limpar a superfície, aposte em detergentes e desengordurantes. O ideal é deixar o produto agir durante alguns segundos antes de remover a sujeira com um pano ou uma bucha macia e finalizar passando um pano seco por toda a superfície.

É importante evitar ao máximo o uso de produtos abrasivos ou ácidos. Além de manchar e danificar a superfície do seu fogão, os resíduos desses produtos podem ser tóxicos e extremamente prejudiciais para a saúde se entrarem em contato com os alimentos. Palhas de aço e buchas duras também devem ser evitadas, pois podem arranhar o eletrodoméstico.

Forno
Outra parte que merece atenção especial na limpeza é o forno. Muito importante na hora de assar um prato especial para a família ou um delicioso bolo para o café da tarde, o forno também tende a acumular detritos com o tempo de uso.

Você deve começar aquecendo um pouco o forno – apenas o suficiente para a gordura se soltar com mais facilidade. Remova os detritos com um pano úmido ou uma bucha de lavar louça. Se estiver muito difícil de retirar a gordura, use um desengordurante.

Deixe esfriar e, só então, finalize a limpeza com um pano úmido. O vidro do forno pode ser limpo com esponja, detergente e até mesmo um pouco de limpador multiuso para eliminar a gordura por dentro e por fora.
 
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet