Notícias / Saúde

10/08/15 às 21:42

Refrigerante e doce provocam epidemia de diabetes em índios Xavante

Reportagem mostra que indígenas alteraram a alimentação e sofrem as consequências

THAIZA ASSUNÇÃO

MÍDIA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Refrigerante e doce provocam epidemia de diabetes em índios Xavante

Epidemia de diabetes é resultado da alteração drástica na alimentação dos índios

Foto: Marlene Bergamo/Folhapress

Indígenas que vivem nas aldeias xavantes Sangradouro e São Marcos, no município de General Carneiro e Barra do Garças (a 452 km e 508 km da Capital), respectivamente, estão sucumbindo diante de uma doença silenciosa: o diabetes.

Isso é o que mostra uma reportagem publicada pela Folha de São Paulo nesta segunda-feira (10).

De acordo com a matéria, assinada pelo repórter Lucas Reis, a epidemia é resultado da alteração drástica na alimentação dos índios, que abandonaram comidas tradicionais, como batata-doce, abóbora e mandioca, por pão de forma, bolos de caixinha e muito refrigerante.

"Após o projeto, os índios foram abandonando as roças. E abandonaram o seu cardápio tradicional, que incluía gafanhotos assados, formigas e larvas, ricos em proteínas"
 
Um estudo realizado pelo endocrinologista João Paulo Botelho Vieira Filho, professor adjunto da Escola Paulista de Medicina, aponta que nas duas aldeias a prevalência de diabetes é de 28,2%. Na população em geral, o índice é de 7%.

Por conta do diabetes, a indígena Rosalia Ro’odzano, de 52 anos, teve que amputar a perna.

“Eu desmaiava, tinha crises, dores. Comia mesmo muito doce, refrigerante”, disse ela à reportagem.

Conforme o endocrinologista, essa mudança nutricional foi motivada tanto pelo “Projeto Arroz”, da Fundação Nacional do Índio (Funai) - criado para reverter o escassez dos alimentos - quanto pelas ações do Governo Federal, como a aposentadoria e o Bolsa Família.

“Após o projeto, os índios foram abandonando as roças. E abandonaram o seu cardápio tradicional, que incluía gafanhotos assados, formigas e larvas, ricos em proteínas”, contou o endocrinologista.

Para Vieira Filho, a única solução para os xavantes é voltar à alimentação tradicional e adquirir novos hábitos, como cortar radicalmente os refrigerantes.

Clique AQUI e confira a reportagem completa feita pela Folha de São Paulo.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 

veja maisArtigos

Caiubi Kuhn

Os fósseis vão às escolas

            Para muitas pessoas, é uma grande surpresa saber que em Mato Grosso já viveram na era mesozoica grandes dinossauros como Pycnonemosaurus nevesi e os Sauropodes, ou que na era...

 
 
 
 
Sitevip Internet