Notícias / Política

21/03/17 às 09:30

REFORMA DA PREVIDÊNCIA - Sindicatos espalham outdoors e pressionam bancada de Mato Grosso

Imagens com os 8 deputados e 3 senadores do Estado são divulgadas em paineis

Diego Frederici, Folha Max

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
REFORMA DA PREVIDÊNCIA - Sindicatos espalham outdoors e pressionam bancada de Mato Grosso

Foto: Divulgação

O Fórum Sindical, grupo que reúne as classes do funcionalismo público estadual, participa de uma ação que pretende pressionar deputados e senadores a votarem contra a Reforma da Previdência. Os sindicalistas instalaram 48 outdoors por todo o Estado e cobrando voto contrário dos parlamentares que representam Mato Grosso contra a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) nº 287.

As cidades mato-grossenses onde serão instaladas as peças publicitárias são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará da Serra, Diamantino, Cáceres, Barra do Garças, Água Boa, Sorriso, Sinop, Alta Floresta e Pontes e Lacerda.

A ação, de acordo com o Fórum Sindical, teve início nesta segunda-feira (20). Nos outdoors, é possível ver os retratos dos oito deputados federais que representam Mato Grosso – Carlos Bezerra (PMDB), Valtenir Pereira (PMDB), Nilson Leitão (PSDB), Victório Galli (PSC), Fábio Garcia (PSB), Ezequiel Fonseca (PP), Adilton Sachetti (PSB) e Ságuas Moraes (PT) -, além dos três senadores da República pelo Estado - José Medeiros (PSD), Cidinho Santos (PR) e Wellington Fagundes (PR).

O outdoor contém ainda os dizeres “Diga não à reforma da previdência! Você votou neles? Agora não deixem que eles votem contra você! Reaja agora ou morra trabalhando!”. 

Além do Fórum Sindical, a propaganda também traz as logomarcas de alguns dos principais Sindicatos dos servidores públicos mato-grossenses – como o Sintuf-MT, Sintep-MT, Sisma-MT e outros -, e também da Força Sindical, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Segundo o Fórum Sindical, o objetivo da iniciativa é multiplicar a mensagem “por todos os cantos”. “Tem muito trabalhador que não conhece a PEC 287”, afirma o Fórum Sindical, destacando que os trabalhadores perderão vários direitos com a reforma.

O grupo pede ainda para tirar fotos do outdoor e compartilhar com “amigos e contatos”.

PEC 287

A PEC 287, que tramita na Câmara dos Deputados, é de autoria do governo Michel Temer (PMDB) e vem causando polêmica na sociedade brasileira. A iniciativa que pretende alterar as regras de aposentadoria propõe tempo de contribuição de 49 anos à previdência para ter direito a aposentadoria integral, e idade mínima de 65 anos para acessar o benefício. Nessa configuração, os trabalhadores e trabalhadoras teriam que iniciar sua vida profissional aos 16 anos de idade.

O tempo mínimo para contribuição é de 25 anos. Nesses casos, os beneficiários terão direito a 75% do valor da aposentadoria. O governo federal também pretende extinguir o recebimento da previdência e de pensão por uma mesma pessoa. Os regimes especiais para professores, policiais, e trabalhadores rurais também podem mudar. As regras, no entanto, permaneceram as mesmas atualmente vigentes para homens com mais de 50 anos e mulheres com mais de 45, entre outras propostas.

No Congresso, os deputados tiveram prazo até a última sexta-feira (17) para apresentarem emendas a PEC 287, totalizando 164. A maior parte delas, de acordo com a Agência Brasil, tenta assegurar direitos previstos na legislação atual. Os itens que mais aparecem são a idade mínima de 65 anos para aposentadoria de homens e mulheres, aposentadorias especiais, como a de professores e pessoas com deficiência, regras para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), não acúmulo de aposentadorias e alteração na idade mínima para concessão da aposentadoria rural.

Só após o fim da apresentação de emendas e das audiências públicas que discute o tema, previsto para ocorrer no próximo dia 28 de março, é que o relator da comissão especial que analisa a reforma, Arthur Maia (PPS-BA), dará seu parecer, podendo acatar, ou não, as sugestões dos deputados.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet