Notícias / Saúde

08/08/15 às 15:05 / Atualizada: 08/08/15 às 15:21

FIBROMIALGIA: Nova lei abre caminho para o conhecimento de doença

O mal que atinge 5,1 milhões de pessoas no país também é a segunda causa mais comum de dor crônica no Brasil e desconhecida pela classe médica

Fernando Leal

Fenaj

Imprimir Enviar para um amigo
FIBROMIALGIA: Nova lei abre caminho para o conhecimento de doença

Foto: Reprodução

Começa a ser consolidada, em Mato Grosso, a abertura de um caminho para melhorar a qualidade de vida de mais de 80 mil pessoas que sofrem com a fibromialgia. Com boa parte do seu histórico praticamente desconhecido até pela classe médica, a doença ainda é considerada incurável e engrossa a lista das que pertencem a esse grupo. O benefício está na Lei nº 10.294 (02.07.2015), que estabelece 12 de maio como o Dia Estadual de Conscientização da Fibromialgia.

A doença é a segunda causa mais comum de dor crônica no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Fibromiálgicos (Abrafibro), ela já atinge 10% da população e 80% dos casos debilitam mulheres acima dos 25 anos. “A escolha de data específica significa estabelecer uma referência para reuniões, discussões e ações. É um marco, a partir do qual podem – e devem – ser realizados trabalhos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes”.

 A observação do autor da lei, deputado Wagner Ramos (PR), revela preocupação com o nível de desconhecimento entre médicos. O que tornou esse cenário mais nebuloso foi revelado pelo reumatologista Eduardo Paiva, chefe do Ambulatório de Fibromialgia do Hospital das Clínicas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 Segundo ele, “entre os médicos brasileiros ouvidos em pesquisa – 77% dos clínicos gerais e 84% dos reumatologistas, neurologistas, psiquiatras e especialistas em dor – disseram que a enfermidade não é muito conhecida, até mesmo dentro da própria categoria”.  O mal atinge mais de cinco milhões de pessoas no país e a medicina não sabe ao certo o que o provoca. Apenas, o distingue como “doença neurológica e não psicossomática”.

Segundo o site hypescience.com, também figuram entre os males considerados ainda misteriosos ou até sem cura: Aids, Mal de Alzheimer, Doença Celíaca, Síndrome da Fadiga Crônica, Doenças Autoimunes, Resfriado Comum, Gripe Aviária, Esquizofrenia, Doença de Creutzfeldt-Jakob (versão da “doença da vaca louca”) e Doença de Morgellons (delírio psicótico).

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet