Notícias / Entretenimento

08/03/17 às 17:40

Participação das mulheres no mercado de trabalho cresce

O restaurante Japidinho é exemplo disso, dos 60 colaboradores, 42 são mulheres

ÍconePress

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Participação das mulheres no mercado de trabalho cresce

Foto: Assessoria

As mulheres já representam mais de 49% do mercado de trabalho mundial, segundo a Organização Mundial do Trabalho (OIT), e no Brasil, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), o número de postos ocupados pelo trabalho feminino quase dobrou nos dez anos entre 2004 e 2014, passando de 12,5 milhões de trabalhadoras com carteira assinada para 21,4 milhões, 43,25% do total.

Em Cuiabá o Japidinho é exemplo desse crescimento, dos 60 colaboradores em três unidades, 42 são mulheres. Segundo o proprietário do restaurante japonês, Fernando Medeiros, a dedicação, a organização e a atenção aos detalhes são os grandes diferenciais femininos. “As mulheres são maioria e trabalham em todos os setores, inclusive na liderança. Elas dominam o Japidinho”, afirma.

Ainda conforme mostra a RAIS, o trabalho feminino concentra-se em alguns setores, notoriamente serviços, comércio e indústria de transformação. O único setor em que as mulheres são maioria é o da Administração Pública, onde, de 9,5 milhões de postos de trabalho, 5,5 milhões estão ocupados por mulheres.

Para a assistente de Recursos Humanos do Japidinho, Veronica Borges, apesar do pouco tempo de empresa, ela tem total liberdade para dar opiniões e ser ouvida pela diretoria. “Aqui quem comanda a empresa são as mulheres, estamos no financeiro, RH, gerente de loja, cozinha... E não é em qualquer empresa que encontramos isso”, pontua.
  • Participação das mulheres no mercado de trabalho cresce
  • Participação das mulheres no mercado de trabalho cresce

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet