Notícias / Educação

08/03/17 às 14:09

Como fazer da leitura um momento divertido para as crianças

Marina Fernandez

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Como fazer da leitura um momento divertido para as crianças

Foto: Divulgação

É importante que a criança sempre seja estimulada a desenvolver o gosto pela leitura. O processo que antecede a alfabetização tem início com a manipulação de livros ricos em imagens, fazendo com que a criança se interesse em saber a forma que se escreve o nome dos objetos que ilustram o material. Depois que ela se torna capaz de ler, cabe aos pais fazerem com que a mesma não perca o hábito. Essa tarefa pode não ser fácil, porém, há uma série de atitudes que podem ser tomadas e que, com certeza, surtem o efeito desejado: tornar a criança uma entusiasta da leitura. Mas como fazer com que os pequenos prefiram o livro em vez da televisão, do videogame, do computador e de outros recursos que propõem diversão?

Que tal tornar o ambiente propício?
Enquanto a criança está dentro de casa sob o cuidado de seus pais, a leitura deve fazer parte de sua rotina. Para tornar esse momento mais divertido, há sugestões bastante válidas:
  • Criar um espaço destinado à leitura: pode-se estilizar um ambiente de casa que esteja em desuso, instalando prateleiras, mesas coloridas, pintando as paredes com imagens de personagens famosos etc. Uma vez inseridas em um espaço que favoreça a leitura, a criação do hábito se torna uma consequência.
  • Incluir os coleguinhas na brincadeira: os pais da criança podem convidar seus pequenos amigos para que desfrutem do espaço destinado à leitura, criando uma espécie de clube de leitura. Dessa maneira, as crianças podem trocar títulos entre si, sugerir livros umas para as outras e até mesmo podem acabar debatendo as histórias de forma independente.
  • Insira-se nesse universo: saber o que a criança está lendo é fundamental para estabelecer limites quanto ao conteúdo que pode ser absorvido. Algumas histórias podem não ser adequadas para uma criança em determinada idade e cabe aos pais realizarem esse controle. Essa também acaba sendo uma chance de conseguir conversar sobre histórias variadas diretamente com a criança.
  • Variedade é a chave! Busque sempre livros novos e diferentes, assim a criança não fica entediada, perdendo o interesse. Há clubes de livros, como a Leiturinha, que selecionam livros de acordo com a idade da criança e te enviam pelo correio, no conforto da sua casa. Isso garante que os pequenos tenham sempre novidades em suas estantes! Saiba mais em Leiturinha.com.br.
Os benefícios do hábito da leitura
Quando a criança é exposta ao hábito da leitura desde cedo, seja por meio de tarefas extracurriculares, inscrição em um clube do livro ou qualquer outra atividade impulsionadora, a mesma é beneficiada por todos os ângulos. Estudos já comprovaram que a leitura não somente ajuda no desenvolvimento do cérebro, como também possui papel importante no desempenho escolar e acadêmico da criança. A criança que lê se torna mais capaz de argumentar sobre diversos temas, além de ter mais chances de ser tornar um adulto com soluções criativas para problemas aparentemente insolúveis. A lista de benefícios se estende:
  • Fortalecimento da capacidade de manter a atenção e a concentração;
  • Aumento dos questionamentos e curiosidades;
  • Desenvolvimento de tolerância e empatia.
Fica comprovado que as crianças que iniciam o hábito da leitura desde cedo se tornam adultos melhores, com múltiplos talentos desenvolvidos ao longo da infância graças ao prazer que um simples livro pode lhe proporcionar.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet