Notícias / Entretenimento

26/02/17 às 18:31 / Atualizada: 26/02/17 às 18:42

Santa Helena de Goiás - Casal gay oficializa união com cerimônia religiosa: 'Iguais para Deus'

Jovens se casaram neste sábado em um clube da cidade. Noivos dizem que querem mostrar que podem formar 'família abençoada'.

Murillo Velasco Do G1 GO

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Santa Helena de Goiás - Casal gay oficializa união com cerimônia religiosa: 'Iguais para Deus'

Casal se conheceu em rede social e quer celebrar união

Foto: Arquivo Pessoal/Taurina Bezerra

Dois jovens se casaram neste sábado (25) durante uma cerimônia espírita, em Santa Helena de Goiás, na região sudoeste do estado. O empresário Flávio Júnior Amaro, de 27 anos, e o técnico em radiologia Kleberson Mendes Lopes, de 26, disseram que namoram há um ano e meio e resolveram celebrar a união para mostrar à sociedade que o amor dos dois é “algo normal, pois todos são iguais para Deus”.

Flávio disse que a união seguiu todos os rituais tradicionais de um casamento religioso. “Primeiro, para demonstrar o nosso amor para Deus, nossas famílias e nossos amigos. Outro motivo é o fato de eu acreditar que é possível construir uma família abençoada, a partir da união de duas pessoas do mesmo sexo, inclusive criando filhos com muito amor”, afirmou.
 
É possível construir uma família abençoada, a partir da união de duas pessoas do mesmo sexo, inclusive criando filhos com muito amor"
FLávio Amaro,empresário
 
Santa Helena de Goiás tem pouco mais de 38 mil habitantes e esta é a primeira união civil homoafetiva em uma cerimônia religiosa na cidade. O evento aconteceu nesta tarde de sábado, no Parque Aquático Turmin Azevedo. O casamento foi presidido pelo empresário Vinicius Costa, que é espírita e amigo do casal.

De acordo com Flávio, a união foi feita seguindo a crença Cristã, mas com elementos da cultura Ubanda, religião de matriz africana.

“Fizemos uma cerimônia com princípios cristãos, seguindo os ritos tradicionais, fazendo a oração do Pai Nosso para pedir licença a Deus para que sejam invocadas as forças elementares da natureza e obter bênçãos para a união. É importante ressaltar que o sincretismo religioso africano aceita como natural e evolutiva a condição homossexual. Deus existe para todos”, afirmou.

Kleberson, noivo de Flávio, diz que sempre sonhou em se casar. Ele diz que se sente “orgulhoso e encorajado” com esta cerimônia. “Homem se casar com homem perante as leis civis, do homem, é algo que, fruto de muita luta, se tornou algo comum. Eu me sinto orgulhoso em poder viver a experiência do casamento perante as leis de Deus”, disse.
 
Jovens fizeram ensaio fotográfico no local onde será cerimônia, em Santa Helena de Goiás (Foto: Arquivo Pessoal/Diogo Silva)Jovens fizeram ensaio fotográfico no local onde será cerimônia (Foto: Arquivo Pessoal/Diogo Silva)
 
O técnico em radiologia conta que conheceu Flávio por meio de uma rede social e que a família sempre respeitou a orientação sexual dele. Maranhense, ele contou que se mudou para Santa Helena de Goiás por conta do trabalho e jamais imaginava que se casaria na cidade.

“Eu nasci em São Luís, no Maranhão, me mudei para o interior do Pará e, depois para Goiás, por questão de emprego mesmo, e acabei sendo presenteado com essa união. Apesar da minha mãe e parentes terem ficado no norte do país, me apoiam, sabem de tudo e todos ficaram felizes com a decisão do casamento. Eu sempre quis fazer uma festa desta”, disse.

Flávio afirma que recebeu o apoio de autoridades políticas e religiosas da cidade e que ficou “muito feliz” ao saber que o casamento dele deve contar com a presença de pessoas de várias religiões e posições ideológicas.

“Fizeram presentes líderes políticos, grandes nomes locais como autoridades de diferentes religiões, empresários, todos unidos por um bem maior que é um pedido de humanidade, respeito e tolerância ao diferente”, disse.
 
Casal durante a formatura de Flávio Amaro, em Santa Helena de Goiás (Foto: Arquivo Pessoal/Flávio Amaro)Casal durante a formatura de Flávio Amaro, em Santa Helena de Goiás (Foto: Arquivo Pessoal/Flávio Amaro)

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet