Notícias / Curiosidades

20/02/17 às 16:01

Dicas para economizar no combustível

Aline Matos

AguaBoaNews

Imprimir Enviar para um amigo
Dicas para economizar no combustível

Foto: Reprodução pixabay.com

Um dos gastos constantes para manter um automóvel é o consumo de combustível, que para economizar basta ter algumas atitudes no dia a dia. Além de poupar dinheiro, a economia do combustível também ajuda o meio ambiente, já que os automóveis são um dos grandes responsáveis pela emissão de gás carbônico. Confira abaixo algumas dicas!
 
Verifique os pneus
 
Os pneus influenciam muito no consumo de combustível. Quando mal calibrados podem aumentar em até 15% o consumo do combustível, portanto é importante seguir as recomendações do fabricante e utilizar a calibragem correta. Nunca acima e nunca abaixo do recomendado. Além de ajudar no consumo do combustível a calibragem correta ajuda na preservação dos pneus.
 
Troca de marcha consciente
 
A troca de marcha precisa ser suave no momento certo. O giro do motor deve ser compatível ao da marcha escolhida e nunca abaixo do que o necessário. Assim o motor funciona corretamente e preserva o consumo de combustível.
 
Desacelere
 
Muitas pessoas cometem o erro de pisar no acelerador com o carro desengatado, isso acaba exigindo mais do motor e automaticamente aumentando o consumo de combustível.  Na cidade sabemos que é difícil manter um ritmo na pista, mas sempre que possível mantenha a mesma aceleração, pois acelerações e freadas bruscas acabam exigindo mais do motor.
 
Desligue o ar-condicionado
 
Esse tópico não é novidade, mas é importante ressaltar. O ar-condicionado pode contribuir para um aumento de até 10% no combustível, portanto na cidade vale a pena usar com moderação. Já na estrada, em uma velocidade superior a 80 km/h, os vidros abertos acabam consumindo mais, pois o carro precisa fazer mais força, então nesses casos o ar-condicionado é a melhor opção.
 
Menos peso no carro
 
Carro pesado consome mais combustível, então livre-se de pesos desnecessários dentro do automóvel.
 
Na hora de comprar um carro
 
Conhecer o carro antes de comprar é fundamental se você busca economia. Cada vez mais as montadoras investem em tecnologias com o objetivo de garantir a economia do combustível. Um exemplo disso é o Novo Aircross da Citröen, que nas versões automáticas, o botão eco do câmbio reduz em até 5% o consumo de combustível em ciclo urbano.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet