Notícias / Curiosidades

17/02/17 às 10:42

Vagas no setor público oferecem mais segurança e estabilidade ao trabalhador

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Vagas no setor público oferecem mais segurança e estabilidade ao trabalhador

Foto: Divulgação

A crise econômica pode ter atingido uma grande parte dos setores nos últimos anos, mas as pessoas não deixaram de acreditar que a carreira no funcionalismo público é uma excelente oportunidade para conquistar a estabilidade financeira e profissional.
 
Mesmo com a redução da quantidade de exames pelo país, ainda existe um grande número de candidatos participando de concursos públicos.

Para eles, o setor público é a melhor opção diante da escassez de oportunidades dentro das empresas privadas. Além do mais, os salários combinados com os benefícios são bem atrativos para quem está iniciando a carreira no mercado de trabalho.

Segurança ao construir uma carreira

Muitos concurseiros têm como foco a estabilidade oferecida pelo setor público. Com base no Estatuto dos Servidores Públicos, o candidato que for nomeado ao cargo ao qual prestou o exame passa a ser estável após completar 3 anos exercendo sua função.

Desta forma, a demissão apenas ocorrerá em forma de punição por conta de alguma falta gravíssima que ele venha a realizar. Ainda assim, pode pedir a abertura de um processo administrativo com ampla defesa, por exemplo.

Essa segurança dentro do funcionalismo público é um excelente auxílio na construção de uma carreira. Dependendo do município ou estado em que a pessoa atua, é possível realizar concursos internos para conquistar cargos melhores.

Melhores vencimentos

Além da estabilidade, muitas pessoas visam a boa remuneração e os benefícios oferecidos pelo Estado de maneira geral quando vão prestar um concurso público. Mesmo para cargos que não exigem altos níveis de escolaridade, os salários possuem um valor elevado: por exemplo, o concurso TJ-MG oferece oportunidades de trabalho com cargos para pessoas com diploma do Ensino Médio nas áreas administrativas e tribunais. O salário inicial é de R$ 3.200,00, bastante acima da remuneração para a mesma posição em uma empresa do setor privado.

Aos candidatos que concorrem às vagas de nível superior, o valor da remuneração inicial pode ser acima de R$ 16 mil – algo que é bastante desejado por pessoas que acabaram de completar sua graduação e querem entrar rapidamente no mercado de trabalho.

Fazendo uma breve comparação com o setor privado, um indivíduo no começo da carreira precisaria trabalhar muitos anos para alcançar cargos superiores que possuem uma remuneração próxima do setor público.

Dedicação aos estudos é fundamental

Com o aumento de pessoas interessadas em realizar a carreira pública, todos os exames passaram a ser mais disputados, seja pela quantidade de candidatos por vagas ou pelo nível de dificuldade das questões. Portanto, isso exige que o concurseiro tenha uma excelente preparação.

Não são raros os casos de pessoas que realizam cursos desenvolvidos especialmente para determinados concursos públicos. Alguns candidatos dedicam até 8 horas por dia para estudar, levando essa rotina como um trabalho de verdade.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet