Notícias / Internacional

05/08/15 às 23:43

Peça encontrada no Índico é do voo MH370, diz premiê da Malásia

Peça encontrada no Índico é do voo MH370, diz premiê da Malásia

Pedaço da aeronave foi encontrado na ilha de Reunião, no oceano Índico


O premiê da Malásia, Najib Razak, confirmou que um pedaço de asa de avião encontrado na ilha Reunião, no oceano Índico, há uma semana, pertencia ao voo MH370.

Ele afirmou que especialistas internacionais que examinaram os destroços na França confirmaram de "forma conclusiva" que se trata do avião desaparecido.

A aeronave da Malaysia Airlines carregava 239 passageiros em uma rota entre Kuala Lumpur a Pequim, em março de 2014.

Os motivos do acidente ainda são desconhecidos.

Razak disse que "o fardo e a incerteza enfrentados pelas famílias" das vítimas nos 515 dias desde o desaparecimento do avião são "inexprimíveis".

"Agora temos provas físicas de que o MH370 terminou tragicamente no sul do oceano Índico", acrescentou.

Já o procurador-adjunto da República da França, Serge Mackowiak, foi mais cauteloso.

Ele disse que a probabilidade é "muito alta" de que a peça pertença ao voo MH370. "A Malaysia Airlines também forneceu documentação técnica que permitiu que especialistas daqui comparassem o pedaço descoberto na ilha Reunião (à aeronave desaparecida)."

O correspondente da BBC em Paris Hugh Schofield explica que isso não significa que haja discordância entre as duas partes, "mas sim que o procurador está exercitando grande cautela do ponto de vista legal".

As autoridades francesas farão testes a partir desta quinta-feira que permitirão conclusões mais definitivas.

E alguns parentes dos passageiros do voo disseram à agência Reuters que a confirmação de que o voo caiu no Índico não é suficiente para lhes trazer paz de espírito.

"Agora queremos saber onde está o corpo principal do avião para buscar os passageiros e a caixa-preta e saber o que aconteceu", disse Jacquita Gonzales, cujo marido, Patrick Gomes, era comissário de bordo no MH370. "Só isso, para nós, trará um ponto final (ao caso)."

Quanto a isso, a expectativa é de que ainda sejam necessários muitos meses até que mais investigações permitam identificar a localização do restante do avião.

Peritos

O fragmento de asa, conhecido como flaperon - uma peça que ajuda o avião a subir -, é de um Boeing 777.

Já se acreditava que ele tivesse caído no sul do Índico, mas uma grande operação de busca após o desaparecimento não trouxe resultados.

Até que, na semana passada, um pedaço de aeronave foi avistado perto da costa por um morador da ilha de Reunião (território ultramarino francês próximo a Madagascar) e levado à França para análise, em um centro aeronáutico das Forças Armadas francesas em Balma, perto de Toulouse.

Pedaço da aeronave foi levado para análise a centro aeronáutico francês

A análise será concentrada na busca de números de série da peça, rastros de tinta e até crustáceos presos ao pedaço da aeronave.
Em uma entrevista coletiva desta quarta-feira, onde o fato foi comunicado, estavam presentes representantes da Boeing e da China - país de origem da maioria dos passageiros do MH370.
 
 
 
Sitevip Internet