Notícias / Meio Ambiente

10/02/17 às 13:14

Hoje tem eclipse lunar

Angela Ruiz

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A noite da sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017, é especial porque é noite de Lua cheia, mas não uma lua cheia qualquer. É noite de eclipse lunar penumbral. Neste tipo de eclipse, a lua cheia vai perder um pouco do seu intenso brilho, como se alguém colocasse um filtro na frente do disco lunar, uma espécie de insulfilm. O filtro na verdade é a penumbra provocada pela Terra.
 
 
A passagem da Lua cheia pela penumbra da Terra é chamada eclipse lunar penumbral. Este eclipse lunar penumbral é especial porque praticamente todo o disco lunar ficará imerso na penumbra da Terra.

O esquema mostra como o Sol, a Terra e a Lua ficam posicionados, o que produz diferentes eclipses lunares.

 

O que vamos ver?
Lua cheia ficará menos brilhante, opaca, como se estivesse com um véu acinzentado. A montagem abaixo mostra as fotos tiradas durante o eclipse lunar penumbral de 24 de abril de 2015. A imagem da esquerda é a Lua cheia normal, antes de ser eclipsada, e a da direita é a Lua cheia na penumbra da Terra. Repare como a Lua da direita está escurecida. As fotos foram feitas pelo professor e divulgador científico Marcos Calil, do canal Momento Astronômico, em Extrema, no Sul de Minas.


Quando ver o Eclipse?
eclipse lunar penumbral poderá ser observado entre o fim da noite da sexta-feira, 10 de fevereiro, e o começo da madrugada de 11 de fevereiro de 2017.
O ponto máximo do eclipse será às 22h43 no horário brasileiro de verão da noite de sexta-feira, 10 de fevereiro, o que corresponde a 00h43 UTC, hora universal do dia 11 de fevereiro.
Nos estados sem horário de verão, o máximo do eclipse ocorre às 21h43 da noite de sexta-feira, 10 de fevereiro, o que corresponde a 00h43 UTC, hora universal do dia 11 de fevereiro.
Considerando o horário de verão, o eclipse lunar penumbral começa às 20h34 e termina à 00h53 (quase 1 hora) da madrugada do sábado, 11 de fevereiro.
Nos estados sem horário de verão, o evento começo às 19h34 da noite de sexta-feira e termina às 23h53 (pouco antes da meia noite) ainda na noite da sexta, 10 de fevereiro.
Lua já estará alta no céu, exigindo que se incline bem a cabeça para trás para apreciá-la.
 
Quem vai ver?
Praticamente todo o Brasil poderá ver este eclipse lunar penumbral na sua totalidade, em todas as suas fases. No Acre, numa pequena porção no oeste de Rondônia e nas porções sul e oeste do Amazonas, este eclipse poderá ser observado apenas no nascer da Lua, quando a Lua cheia estiver surgindo no horizonte.
 

 Não precisa de equipamento
Você não vai precisar de nenhum equipamento especial para ver o eclipse lunar penumbral, apenas dos seus olhos e de um tanto de paciência. Eclipses lunares podem ser observados a olho nu, mas se você tiver um binóculo, de preferência um especial para a observação astronômica, ou uma câmera fotográfica digital terá uma visão privilegiada.

Importante
Mesmo que o céu esteja sem nuvens, se você estiver num centro urbano, onde há muita luz artificial que produz o que os astrônomos chamam de "poluição luminosa", não verá nada do eclipse lunar penumbral. A diminuição do brilho é sutil e só será realmente percebida em lugares longe dos centros urbanos. Mas se você for, por exemplo, para uma estrada onde já não tenha mais os postes de iluminação pública, já estará num local suficientemente escuro para ver este tipo de eclipse. Então, a dica é: saia da cidade, vá para o campo, em lugares escuros.
 
A Climatempo em parceria com professor Marcos Calil, do Momento Astronômico, fará a transmissão AO VIVO do eclipse lunar penumbral de 10/2/2017  A PARTIR DAS 22 HORAS, horário de Brasília.
 
O professor Marcos Calil explica como será o eclipse lunar penumbral de 10/02/2017 ver vídeo:

Vídeo Relacionado

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet