Notícias / Curiosidades

30/01/17 às 15:18

Como não errar na hora de comprar seu capacete

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Como não errar na hora de comprar seu capacete

Foto: Divulgação

Não há dúvidas quanto à importância da utilização do capacete pelos motociclistas, afinal, esse item de segurança obrigatório é fundamental para garantir a integridade de quem está dirigindo. No entanto, para escolher o seu equipamento adequado, algumas características que fazem toda diferença para o conforto e segurança não podem ser deixadas de lado. Por isso, descubra aqui como não errar na hora de adquirir o seu novo capacete!
 
O que levar em consideração antes da compra

            Escolher o capacete mais caro nem sempre é a melhor opção para encontrar o modelo adequado. Alguns aspectos devem ser analisados, como o tamanho adequado para a medida de sua cabeça, por exemplo. Prove o capacete e vire o lado direito e esquerdo, verificando se o equipamento está bem encaixado.

            Outro ponto fundamental é analisar as viseiras. É importante que você consiga ter uma visão periférica mesmo com o capacete. Então, experimente o equipamento e se certifique de que você enxerga bem.
 
Qual é o modelo ideal?
            Existem quatro tipos de capacete que podem ser utilizados pelo condutor. Cada um deles possui características que se adaptam ao estilo de cada motociclista. Descubra, aqui, qual é o seu:
 
  1. Capacete aberto
            É o mais agradável para o motorista, principalmente, em regiões de calor intenso e em época de verão. No entanto, não oferece proteção para o queixo e, por esse motivo, não é muito utilizado.

     2 . Capacete fechado ou integral           
           Esse modelo é a preferência da maioria dos condutores. É mais seguro, pois oferece proteção para a cabeça inteira, e possui a viseira removível.


     3 . Capacete articulado           
        Permite mover a área da queixeira para cima. É ideal para quem passa horas viajando com a motocicleta, pois permite utilizar o equipamento de modo refrigerado ou totalmente fechado.


     4 . Capacete off-road           
        Ideal para quem participa de competições, como motocross, por exemplo. Protege o condutor contra lama, insetos, poeira e pedras. É muito eficiente quando usado em conjunto com óculos de proteção.
 
Como saber qual é a hora de trocar?
         Não existe um prazo de validade estabelecido pela legislação de trânsito. Porém, geralmente, os fabricantes informam um tempo de vida útil do equipamento em torno de três anos. De qualquer modo, o ideal é avaliar as boas condições de uso. Por isso, veja aqui três sinais de que está na hora de trocar o seu capacete:
  • A espuma interna não está mais firme;
  • O capacete não está bem encaixado na cabeça;
É recomendado que todas as peças sejam originais; portanto, troque caso alguma peça do equipamento tenha quebrado
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet