Notícias / Entretenimento

19/01/17 às 22:00

Economia doméstica: dicas para poupar nas contas de casa

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Economia doméstica: dicas para poupar nas contas de casa

Foto: Divulgação

As finanças pessoais incluem, principalmente, os gastos que as pessoas têm com a casa. Ao contrário do que muita gente pensa, o termo “economia doméstica” não se direciona apenas para donas de casa e, na realidade, surgiu depois da Revolução Industrial em um momento que as pessoas começavam a buscar formas de economizar após um período de consumismo exagerado.
 
O primeiro curso voltado para economia doméstica no Brasil ocorreu em 1945 para orientar agricultores e suas famílias a respeito dos métodos de administração doméstica e de aproveitamento consciente dos recursos naturais. Portanto, o ato de cortar gastos se tornou uma atitude de fortalecimento para o desenvolvimento social mais sustentável.
 
Não é novidade que todo mundo quer economizar, mas você sabe como fazer e colocar em prática na sua própria morada? Não precisa ser um economista doméstico para implantar novas formas de organização dos gastos domiciliares, você só precisa ficar atento aos detalhes e se planejar. Organizamos algumas dicas que ajudarão no seu processo de economia para, quem sabe, realizar o sonho de fazer uma viagem internacional ou comprar aquele carro novo.
 
Planilhas de controle
Muitas pessoas não acham importante anotar os gastos ou tem preguiça, mas isso acontece porque cada um tem um tipo de rotina. Portanto, você precisa procurar por um modelo – ou até mesmo desenvolver um – que combine com você e seus hábitos de vida. Ela te ajudará a ponderar sobre todos os gastos, quanto ou onde você conseguiu economizar, e ajudará a traçar novas rotas para poupar. Depois da planilha preenchida no primeiro mês, já será possível ver o que pesa no seu orçamento e ficará ainda mais fácil controlar no mês seguinte.
 
Energia, água e comida
É um dos primeiros pontos de qualquer análise de economia doméstica. Eduque todos os membros da família a desligarem as luzes quando saírem de um ambiente, peça a colaboração para banhos menos demorados e prefira lavar calçadas com água da máquina de lavar ou da chuva em vez da mangueira. Quanto aos alimentos, busque sempre fazer quantidades mais próximas ao consumo da família para não ter de jogar no lixo, além de ir para o supermercado munido de uma lista de compras consciente e depois de ter se alimentado bem – quando estamos com fome, costumamos comprar mais alimentos do que precisamos.
 
Internet, TV e telefone
Hoje, é raridade uma residência ficar sem algum desses três serviços, mas você precisa mesmo de todo aquele pacote de canais? Será que a sua necessidade não consiste apenas em uma internet mais veloz e canais de esporte, por exemplo? Algumas operadoras já oferecem pacotes customizáveis e buscam oferecer combos de internet, TV e telefone voltados para suas necessidades, o que evita que você consuma e pague por serviços que não utiliza.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet