Notícias / Entretenimento

18/01/17 às 21:20

Ar condicionado: inimigo ou aliado das crianças no verão?

Não são só os adultos que sofrem com as altas temperaturas; crianças pequenas requerem maiores cuidados durante o calor

Marina Fernandez

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
A maior parte das pessoas se acostumou a ver bebês recém-nascidos cobertos com uma grande quantidade de peças de roupa até mesmo no verão. O que acontece é que eles perdem calor mais facilmente, além de possuírem as extremidades mais geladas do que o resto do corpo por não haver a circulação de sangue completa nessas áreas. A partir do primeiro mês, o sistema termorregulador já evolui, portanto, ele poderá ficar mais à vontade e o excesso de agasalhos acabará por deixá-lo incomodado, causando assaduras e brotoejas.
 
E você sabia que é mais comum as crianças se sentirem incomodadas com o calor do que com o frio? Elas ficam irritadas e têm dificuldade para dormir. Para descobrir se o seu bebê está com calor, é só ficar atento ao suor e à umidade presente no corpinho. Caso a dúvida seja com relação ao frio, não se engane com o soluço, pois o diafragma ainda é imaturo e o soluço é comum, apenas preste atenção na temperatura das costas, cabeça e peito.
 
Uma pergunta muito frequente é se o ar-condicionado pode ser usado no quarto do neném. Apesar de vários mitos, a resposta é positiva desde que o aparelho esteja higienizado e com a manutenção em dia. Dessa forma, você evitará possíveis alergias e doenças respiratórias. Também é preciso ficar atento à temperatura adequada. Geralmente, a ideal fica entre 22 e 25 graus, mas isso irá depender da região onde está localizada a casa. Lembre-se sempre de utilizar o bom senso e verificar se ele não está tremendo ou pálido.
 
A climatização no quartinho da sua criança pode auxiliá-la a ter noites de sono mais tranquilas e saudáveis. Por isso, separamos algumas dicas para garantir o descanso dos bebês – e dos papais também:
  • Evite o uso de ventiladores. Eles espalham apenas poeira pelo ambiente e não possuem a capacidade de climatizar tão bem quanto o ar-condicionado;
  • Vista seu bebê com roupinhas mais fechadas e evite a troca de ambientes com temperaturas diferentes de forma muito brusca. Por exemplo, após tomar um banho quentinho, não o leve direto para um quarto refrigerado;
  • Procure resfriar o quarto antes do bebê entrar e, depois, desligue o ar. É importante salientar que não é necessário mantê-lo o tempo todo ligado;
  • Posicione o berço fora da direção do ventilador do equipamento;
  • Alguns tipos de aparelho de ar-condicionado permitem umidificar o ar. Caso o seu modelo não tenha essa facilidade, você poderá instalar um umidificador no ambiente;
  • Não se esqueça de abrir as portas e janelas do ambiente pelo menos uma vez por dia. Dessa forma, o ar será naturalmente renovado.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet