Decorar a casa é uma maneira de expressar a sua própria personalidade, seus gostos e sua cultura. Por isso, na hora de construir ou reformar, cada detalhe deve ser escolhido a dedo – principalmente, a escolha dos revestimentos, afinal, o piso adequado para cada cômodo deixará o ambiente muito mais bonito e aconchegante. Além do mais, a escolha do revestimento inapropriado poderá causar muita dor de cabeça no futuro. Portanto, antes de decidir, pesquise bastante e veja as dicas que separamos para você:
- Não se esqueça de pontos fundamentais na hora de escolher um revestimento
Instalação
A primeira coisa que você precisa antes de encontrar o piso ideal é escolher um profissional especializado e de sua confiança. Evite economizar ou fazer esse trabalho por conta própria, pois a instalação errada poderá causar muitos prejuízos no futuro. Para quem não conhece nenhum especialista, uma dica é procurar algum fornecedor no maior acervo sobre arquitetura.
Manutenção
No momento da escolha, leve em conta como serão os cuidados de cada revestimento no futuro. Piso frio e piso de madeira possuem um modo distinto de limpeza e manutenção.
Resistência
O piso ideal é aquele que se adequa às necessidades do local e que, portanto, irá durar muito tempo. Ou seja, é fundamental que ele resista aos impactos dos móveis e de outras situações. Dessa forma, uma dica para quem tem pet em casa, é escolher piso de cerâmica, pois não arranha com facilidade e é mais fácil de limpar.
2 . Escolha um piso que se adapte a cada cômodo
É importante ter em mente que o revestimento da sala de estar não é a melhor opção para ambientes como cozinha e banheiro. Afinal, os cômodos de uma casa são divididos em secos e molhados.
Cômodos secos são aqueles que não possuem tubulações ou saídas de água, como o quarto e a sala de estar. E os cômodos molhados, como a cozinha, o banheiro e a área de serviço, possuem essas instalações.
Cozinha
Esse é um dos cômodos em que há mais movimento na casa, portanto, o piso deve ser bem resistente. Além disso, o revestimento não pode absorver água para não criar infiltrações. Nesse caso, a melhor opção são pisos frios, como o porcelanato, por exemplo.
Banheiro
A escolha deve ser feita com muito cuidado, afinal, o banheiro fica constantemente molhado e isso pode criar mofo. Por isso, deixe a janela aberta e prefira pisos como pastilhas ou porcelanato esmaltado.
Sala de estar e quarto
Nesses cômodos, devemos pensar em conforto e aconchego. Piso laminado é uma ótima opção. No entanto, caso você prefira utilizar pisos frios, coloque um tapete próximo da cama e do sofá para aquecer e deixar a casa mais aconchegante.
3 . Leve em conta o tamnho do ambiente
A última dica é que o piso tem de estar de acordo com o tamanho de cada ambiente. Em espaços menores, é possível utilizar duas técnicas para criar uma sensação de amplitude. A primeira delas é escolher revestimentos com tons mais claros, e a segunda é preferir pisos grandes, pois os pequenos deixam uma sensação de que o local é ainda menor.