Notícias / Agronegócios

02/08/15 às 11:39

Mais dois cavalos são diagnosticados com mormo, em GO

Doença é infectocontagiosa e pode ser transmitida para o homem. Desde outubro, Agrodefesa registrou nove casos da enfermidade no estado.

Mais dois cavalos são diagnosticados com mormo, em GO

Após diagnóstico de mormo, cavalos devem ser isolados

Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) identificou, em julho, mais dois casos de cavalos com mormo em Goiás, sendo um em Cadalzinha e outro em Bela Vista de Goiás, cidades na Região Metropolitana de Goiânia. A doença é infectocontagiosa e pode ser transmitida para o homem.

A enfermidade não era registrada no estado desde a década de 1960 até que em outubro do ano passado uma égua foi diagnosticada com mormo na sede da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA). O animal foi sacrificado. Desde então, no total, já são nove casos identificados da doença em Goiás.

 
 
Doença
O mormo é causado por uma bactéria transmitida por secreções do animal doente, como urina, fezes e secreção nasal. Dentre os sintomas provocados nos cavalos estão febre, emagrecimento e pneumonia.

Não existe vacina para a doença e a orientação do Ministério da Agricultura é sacrificar o animal infectado. Dos animais doentes em Goiás, cinco já foram abatidos. Os proprietários dos demais entraram com ação na Justiça para impedir a morte dos equinos. Os processos estão em andamento.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet