Notícias / Negócios

05/12/16 às 16:19

Instituto TIM busca universitários empreendedores

Em sua terceira edição, programa Academic Working Capital recebe inscrições de estudantes que querem transformar seus projetos de TCC em negócios inovadores

Rafael Carlos Guimarães

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Com o objetivo de apoiar novas ideias e iniciativas de jovens universitários, o Instituto TIM está com inscrições abertas para a 3ª edição do Academic Working Capital (AWC). Estudantes em fase final de graduação que possuem seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) voltado para uma solução tecnológica ou de inovação têm até o dia 19 de dezembro para se inscrever no programa, que os apoiará no desenvolvimento de um protótipo e plano de negócios ao longo de 2017.

Em suas duas primeiras edições, o AWC apoiou o desenvolvimento de cerca de 40 projetos inovadores, como a MVSia, uma seletora de mudas de eucalipto que substitui o processo manual; o Nanotropic, um aditivo nanoplástico muito semelhante aos utilizados nas embalagens tradicionais de alimentos, mas com propriedades bactericidas e fungicidas; o Staat, um equipamento eletrônico com sensor para identificação precisa da cor de um dente; e também o My Migraine, um aplicativo para ajudar no diagnóstico das causas da enxaqueca.
 
Entenda o programa

Podem se inscrever grupos de universitários de qualquer área da graduação, desde que o líder do projeto esteja matriculado na etapa de execução do TTC. O trabalho precisa ser voltado para soluções tecnológicas ou de inovação. Estão aptos a participar alunos matriculados em universidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Os interessados devem se cadastrar no site do programa (awc.institutotim.org.br/inscreva-se) para receber um e-mail com as instruções, modelo de proposta e documentos necessários para a inscrição, que poderá ser feita até 19 de dezembro.

Os autores dos projetos selecionados receberão orientação profissional técnica e de negócios, participarão de workshops e serão acompanhados semanalmente por monitores do AWC. No final de 2017, os jovens empreendedores terão ainda a oportunidade de participar de uma Feira de Investimentos, durante a qual poderão apresentar suas soluções para profissionais do mercado e investidores.
 
Sobre o Instituto TIM

Fundado em 2013, o Instituto TIM (www.institutotim.org.br) tem como missão criar e potencializar recursos e estratégias para a democratização da ciência, tecnologia e inovação, promovendo o desenvolvimento humano, utilizando a tecnologia móvel como um dos principais habilitadores. Possui quatro pilares que definem sua atuação: Ensino, que tem como foco a educação em ciências e matemática; Aplicações, com o objetivo de desenvolver novas soluções tecnológicas livres; Inclusão, com a difusão do conhecimento de tecnologias de informação e de comunicação; e Trabalho, criando novas formas de atuação por meio do conhecimento tecnológico. Todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto TIM são livres. Os projetos do Instituto TIM já envolveram mais de 700 mil  pessoas em todo o país.
 

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet