Notícias / Educação

03/12/16 às 13:53

Estudantes abraçam diversas áreas do conhecimento em atividades extracurriculares

Música, teatro, dança, canto e lutas marcaram as apresentações do programa Mais Educação

Assessoria

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Estudantes abraçam diversas áreas do conhecimento em atividades extracurriculares

Danças afro estão entre as atividades culturais desenvolvidas nas unidades de ensino

Foto: Mayke Toscano

Gabriel Woshington, de 12 anos, estudante da Escola Estadual Alice Fontes, no bairro Nossa Senhora Aparecida, em Cuiabá, foi um dos destaques da fanfarra do colégio, que se apresentou no pátio da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), na tarde de sexta-feira (02.12).

Ele e diversos alunos se reuniram no auditório para celebrar as atividades do Mais Educação nas escolas, desenvolvidas no decorrer do ano de 2016, sob a supervisão da Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc-MT.

Na função de mór da fanfarra – que atua como um maestro regente – Gabriel mostrou força e atitude ao dar as orientações junto à bateria. Não é à toa que ficou em segundo lugar em um concurso de fanfarras, na categoria mór.

“Se não fosse o programa, eu não estaria aqui. Entrei na fanfarra no começo do ano, quando troquei de escola. Me sinto feliz e contemplado ao lado dos meus colegas, que também foram premiados nessa competição”, ressaltou.

O programa Mais Educação foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) e abraçado pela Seduc-MT desde 2008. Ele visa ampliar o tempo dos alunos do ensino fundamental nas escolas, por meio de atividades que envolvem o campo pedagógico, meio ambiente, esporte, lazer, direitos humanos, cultura, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, além de artes, educomunicação, educação científica e educação econômica.

Elizany Rosa, da Coordenadoria de Projetos Educativos, é uma das responsáveis pelo programa. Ela ressaltou a importância das atividades para o acolhimento dos alunos, que apresentam uma mudança significativa em seus comportamentos.

“O resultado que estamos vendo sendo apresentado aqui é muito gratificante. É importante e maravilhoso. Tudo isso é resultado da mudança comportamental e emocional dos alunos, que são resultados dessas ações, que dão outra vida aos participantes. É uma alegria e satisfação”, ressaltou.
Para ela, o projeto também é uma forma de aproximar a família dos alunos com a escola. “Essa atividade complementar aproxima os alunos e seus familiares da escola. Isso é muito bom, já que pegamos esses estudantes – muitos estão em situação de vulnerabilidade social – e trazemos para perto. Esses resultados me deixam emocionada”.

A professora Isabel Garcia de Farias deu aula por 27 anos, se aposentou, mas hoje é uma ‘professora mais educação’, responsável por coordenar o programa na Escola Estadual Salim Felício, no Bairro Parque Cuiabá.

“Estou há um ano no programa, e vejo que temos um leque de opções para envolver nossos alunos. Temos diversas atividades e oficinas, que atraem nossos estudantes. Temos alunos do 5º ao 9º ano, que se sentem abraçados pelas atividades, que contribuem para o crescimento pessoal e do próprio conhecimento acerca do mundo”.

Para ela, os resultados são os melhores possíveis. “Eles se envolvem e crescem. Nós percebemos esse amadurecimento. Hoje, como podem perceber, eles vibram ao ver uns aos outros se apresentando. Isso é gratificante”.

Além da fanfarra, os alunos assistiram apresentações de teatro mudo, danças de origens africanas e street dance, apresentações de canto, capoeira e judô.  Atualmente, 10 escolas, sendo sete em Cuiabá e três em Várzea Grande, recebem o programa Mais Educação, que é financiado pelo Governo Federal com contrapartida da Seduc-MT.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet