Notícias / Acidentes

01/12/16 às 17:16 / Atualizada: 27/01/23 às 11:56

Copiloto relata momento de pânico no avião da chapecoense ajudem-nos, ajudem-nos

Em um áudio divulgado pela rádio colombiana Caracol, espalhado pelas redes sociais, o copiloto a angústia do colega da Lamia e informa que ele implorou pouco antes da tragédia: “Ajudem-nos, ajudem-nos”

R7 Notícias

Edição para Água Boa News, Clodoeste Kassu

Imprimir Enviar para um amigo
Um copiloto de um avião comercial que estava no espaço aéreo de Medellín, na Colômbia, fez um relato emocionado com o que aconteceu com a aeronave da Lamia que levava a equipe da Chapecoense e se acidentou na última terça-feira (29).

Em um áudio divulgado pela rádio colombiana Caracol, espalhado pelas redes sociais, o copiloto a angústia do colega da Lamia e informa que ele implorou pouco antes da tragédia: "Ajudem-nos, ajudem-nos"

"Ajuda, vetores para proceder à pista, vetores para proceder à pista". No fundo se escuta um desespero e um “baixar trem” [de pouso]. “Ajudem-nos, ajudem-nos, vetores para chegar à pista”. Eles estavam a 9.000 pés. “Vetores para chegar na pista, vetores para chegar na pista”. Aí, parou de falar.

O tripulante seria Juán Sebastián Upegui, funcionário da Avianca. Antes do impacto, começa a torcer para que o avião da Chapecoense consiga chegar até a pista.

Estávamos aguardando permissão para pousar, mas a torre de controle nos mandou esperar com 21 mil pés porque havia um avião que tinha declarado emergência. [...] Nos pediram para baixar a 19 mil pés e, quando estávamos com 19 mil pés, enquanto víamos o Viva Colombia aterrissando, o avião RJ-85 estava acima da gente. De repente, o piloto pediu: “Solicitamos prioridade para aterrissar, solicitados prioridade para proceder a pista, temos problema de combustível”. O comandante comentou comigo: “Ele tem problema de combustível e não vai declarar emergência"? Nesse momento, não declarou emergência.

Então, a controladora de voo nos avisa que naquele momento não é possível porque outro avião já havia declarado emergência e estava pousando. O piloto da Lamia repete: "Temos problemas de combustível".

A controladora avisa: "Avianca 956, vire à esquerda". Eles começaram a jogar o avião para baixo e aí declarou emergência, declarou que tinha falha e problema de combustível. “Mayday, mayday”. A controladora pede: “Informe o problema que vocês tem”.

O piloto da Lamia responde: “Não, agora temos falha elétrica, temos falha total elétrica”. A controladora: “Agora não o tenho em contato no radar”. O comandante do avião da Chapecoense entra em desespero: “Ajuda, vetores para proceder à pista, vetores para proceder à pista”.

No fundo se escuta um desespero e um “baixar trem” [de pouso]. “Ajudem-nos, ajudem-nos, vetores para chegar à pista”. Eles estavam a 9.000 pés. “Vetores para chegar na pista, vetores para chegar na pista”. Aí, parou de falar.

A controladora ficou mal, nós do avião ficamos mal, começamos a chorar. A controladora chora muito pela frequência [de rádio]. A gente também do mesmo jeito chorando. Isso tudo foi muito pesado. Por uns dois minutos, ficaram pedindo ajuda: “Ajudem-nos, ajudem-nos, vetores, senhorita, vetores para a pista”.

O copiloto do avião comercial será ouvido pelas autoridades colombianas.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet