Notícias / Esportes

01/12/16 às 10:24 / Atualizada: 01/12/16 às 10:31

Seis iniciativas de Mato Grosso concorrem ao Prêmio Brasil Criativo 2016

Público pode participar da votação online que vai até o dia 04 de dezembro

Angélica Moraes | SEC-MT

AGUA BOA NEWS

Imprimir Enviar para um amigo
Seis iniciativas de Mato Grosso concorrem ao Prêmio Brasil Criativo 2016

Imagem do projeto Olhar Indígena que concorre na categoria Culturas Indígenas

Foto: José Medeiros / Gcom-MT

Mola propulsora e agregadora do desenvolvimento do país, a Economia Criativa vem ganhando cada vez mais espaço na realidade nacional e, consequentemente, o reconhecimento. Em Mato Grosso, onde a economia criativa está inserida nas políticas públicas do governo do Estado com a criação do Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa, seis projetos regionais são semifinalistas no Prêmio Brasil Criativo 2016 e participam da votação popular até o dia 04 de dezembro. Os três candidatos com maior número de votos na plataforma online serão classificados e seguem para a fase final. Para votar basta acessar o site do concurso.

Na categoria Culturas Populares o estado está representado pelo projeto Anjos da Lata, de Tangará da Serra. O projeto sócio cultural, surgido em março de 2013, trabalha a musicalização com crianças e jovens utilizando lixo seco, sucata e muita criatividade.

Na categoria Teatro o representante mato-grossense é o projeto Passeio Noturno, do Grupo Tibanaré. O público percorre as ruas do centro histórico de Cuiabá e se depara com personagens que fizeram parte de antigos causos, histórias e lendas urbanas que permeiam as ruelas e becos do local. Vale ressaltar que o Tibanaré é o realizador do Festival de Teatro de Rua Zé Bolo Flô, que participa do Circuito de Festivais de Teatro, iniciativa idealizada pela Secretaria de Estado de Cultura.
Na categoria Artes Visuais o artista plástico chapadense Miguel Penha transporta o público para dentro das florestas com o projeto Dentro da Mata. “Ao recriar as matas com a minha arte quero que o visitante se sinta, de verdade, na natureza”, diz o artista.

Na categoria Culturas Indígenas o projeto Olhar Indígena, do fotógrafo José Medeiros, propõe a capacitação profissional dos Ikpengs para que façam, eles próprios, o registro do seu cotidiano. As atividades trabalhadas são oficinas de fotografia, fotojornalismo, audiovisual, edição de imagens, mídias sociais e empreendedorismo. José Medeiros é o idealizador da Maratona Fotográfica Cuiabá, que tem o apoio da SEC.

Oficina de viola de cocho é o nome do projeto que concorre na categoria Patrimônio Imaterial. O objetivo é repassar os ensinamentos centenários dos fazedores de viola de cocho – restritos aos mestres entre 60 e 80 anos - aos mais jovens e, com isso, gerar emprego e renda, além de fortalecer a cultura regional.

Na categoria Gastronomia o representante do estado é o projeto Uso da castanha do baru na gastronomia oriental – Preparação de pratos com alto valor agregado com frutos exóticos do cerrado brasileiro. A empresa cultiva e distribui mudas de castanha do baru e também comercializa o produto. Parte das vendas é destinada a obras ambientais e sociais.

O Prêmio

O Prêmio Brasil Criativo tem a finalidade de identificar, reconhecer, fomentar, apoiar e difundir projetos ou empreendimentos da Economia Criativa brasileira. É uma iniciativa da Projecthub, em parceria como o Governo do Estado de São Paulo e a 3M, criado para estimular a produção de soluções inovadoras para o desenvolvimento da economia criativa no país.

A ProjectHub é uma rede global, fundada no Brasil, para empreendedores criativos impactarem positivamente a vida das pessoas. O Prêmio Brasil Criativo abrange os cinco campos de interesse da economia criativa: Criações Culturais e Funcionais, Audiovisual e Literatura, Patrimônios, Artes de espetáculo e Expressões culturais além do prêmio de Reconhecimento por Trabalho Consagrado.

Acontece em cinco diferentes etapas, sendo a primeira dela as inscrições on-line, seguida por uma primeira seleção realizada pelos curadores, uma segunda eleição por voto popular na internet, e a seleção final, na qual os curadores escolherão um trabalho de cada categoria. O evento tem seu ponto alto na quinta etapa, que é a cerimônia de premiação em dezembro.

A premiação inclui uma rodada de negócios entre os vencedores com fundos de investimento interessados em empreendimentos criativos e inovadores dos setores da Economia Criativa brasileira e premiação com horas em serviços de capacitação e mentoria. Além disso, todos os vencedores receberão apoio para a criação de material completo de divulgação e estruturação para publicar uma campanha de financiamento coletivo através de plataforma de crowdfunding.

comentar  Nenhum comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
 
 
Sitevip Internet