Notícias / Água Boa

26/11/16 às 09:14 / Atualizada: 28/11/16 às 15:35

Ave ameaçada é flagrada em Água Boa

Águia-cinzenta fotografada duas vezes

Clodoeste Kassu, da redação Água Boa News

Imprimir Enviar para um amigo
Ave ameaçada é flagrada em Água Boa

O observador da natureza, Lenilton Carvalho, revela que a fotografia sempre esteve entre seus hobbies e que começar a clicar exemplares da fauna e da flora foi algo natural. “Como adoro aves e elas estão em todo lugar, não perco nenhuma oportunidade.

Foto: Lenilton Carvalho/Você no TG

O observador da natureza, Lenilton Carvalho, revela que a fotografia sempre esteve entre seus hobbies e que começar a clicar exemplares da fauna e da flora foi algo natural. “Como adoro aves e elas estão em todo lugar, não perco nenhuma oportunidade. Também tenho a sorte de viajar muito a trabalho”, explica.
 
Durante as viagens, sempre sobra tempo para passarinhar. Em Florianópolis (SC), Lenilton flagrou a bela saíra-militar. Já no Rio Grande do Norte, o rapazinho-dos-velhos se exibiu para as lentes do observador da natureza.
 
Mas foi em Água Boa (MT) que Lenilton deparou com “uma maravilha da natureza”: a águia-cinzenta. “Estava andando de carro quando fui obrigado a desviar por uma estrada de terra e encontrei esta maravilha no alto de uma torre. Para ajudar, a lua estava no céu naquela hora. Foi um encontro certo, na hora certa”, comemora. E não é que a natureza resolveu lhe presentear mais uma vez? No caminho de casa para o trabalho, em Jacareí, o observador flagrou a ave novamente e, claro, não deixou de fotografar.
 

Águia-cinzenta avistada em Jacareí-SP - (Foto: Lenilton Carvalho/Você no TG)
 
A águia-cinzenta
 
A águia-cinzenta (Urubitinga coronata Vieillot, 1817) também conhecida como águia-coroada é a ave símbolo do PEPF - Parque Estadual do Pau Furado, entre Uberlândia e Araguari, em Minas Gerais. Ela ocorre no interior do Parque e é monitorada por pesquisadores quase dez anos.
 

Águia Cinzenta, fotografada no PEPF 
- Parque Estadual do Pau Furado, entre Uberlândia e Araguari, em Minas Gerais - Foto: Eduardo Carvalho
 
Atualmente essa espécie encontra-se bastante ameaçada, constando nos livros vermelhos de animais ameaçados de extinção de todos os estados em que ela ocorre, inclusive encontrando-se na lista de espécies ameaçadas de extinção elaborada pelo IBAMA. O avanço da agricultura, a descaracterização de seu habitat e o abate indiscriminado são as principais causas da situação atual dessa poderosa ave.
 
Trata-se de um exemplar naturalmente raro, além de ser espécie de porte avantajado, que necessita de presas grandes e significativas áreas para constituir territórios de alimentação e reprodução. Por preferir habitats abertos ou semiflorestados, torna-se alvo fácil de caça, uma vez que é considerado prejudicial à criação de certos animais domésticos. Sobrevoa veredas e matas ciliares do cerrado. Pousa no alto de buritis, onde emite uma fina voz de alarme.

comentar1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agua Boa News. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agua Boa News poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por KLEBER PAULO PETERS, em 28/11/16 às 09:09

    PEPF - Parque Estadual do Pau Furado, entre Uberlândia e Araguari, em Minas Gerais. Tem um pouco mais de 2 milhões de hectares. Da redação: Obrigado pela colaboração foi acrescentada na matéria.

 
 
 
Sitevip Internet